No artigo de hoje, vamos te contar tudo sobre como produzir um Infoproduto de qualidade. Você já deve ter ouvido falar em infoprodutos, não é mesmo? Provavelmente, você pode até já ter consumido algum mesmo sem saber. Quer ver só?

Como o nome sugere, quando falamos em infoproduto, estamos nos referindo a informações e produtos em um único pacote — ou seja, conteúdos que podem ser comercializados e divulgados como produtos por conterem informações de valor para um grupo ou mercado específicos.

Então, um infoproduto nada mais é do que um produto digital que, na maioria das vezes, ensina alguém a fazer alguma coisa. Assim, são uma forma de transmitir um conhecimento específico de forma organizada.

Podem ainda entreter, ensinar ou tirar dúvidas, mas o fato é que, com a revolução do meio digital, a educação online e os infoprodutos ganharam ainda mais força na internet.

O conteúdo pode ser gratuito ou pago e pode ter diferentes formatos, como texto, imagem, áudio ou vídeo. É um material que se consome através de download ou por meio de acesso a uma plataforma online, onde pode ser consultado por um período de tempo pré-determinado.

Vale a pena investir em Infoprodutos?

Um infoproduto pode abordar os mais diversos temas, como um assunto teórico complexo ou um guia prático que te ensine a realizar um trabalho manual, por exemplo. O segredo é encontrar um conteúdo relevante e de valor para um nicho de mercado e o formato mais adequado para transmitir seus conhecimentos de forma clara e objetiva.

Investir na produção destes materiais te garante uma fonte de renda extra constante, e o melhor: com baixo custo de produção! Além disso, é um negócio escalável, pois uma vez produzido, você poderá vender inúmeras vezes. Basta montar uma boa estratégia de vendas, como veremos a seguir.

Como produzir um Infoproduto de qualidade   

Existem diferentes formatos de produção de conteúdo, como e-Books, videoaulas, podcasts e infográficos.

Depois de escolher a melhor forma de se conectar com o seu público e transmitir o seu conhecimento, chegou a hora de produzir o conteúdo no formato escolhido.

Esta é uma etapa muito importante, pois se você prometer um conteúdo rico e não cumprir na hora da entrega, perderá a credibilidade frente ao público. Por isso, não meça esforços na produção do seu infoproduto.

Como vimos, primeiro você deve explorar seu próprio potencial e pensar sobre os conhecimentos que você tem e que podem ter muito valor para outras pessoas. O segredo é unir um assunto que as pessoas querem conhecer mais e aquilo que você consegue ensinar com tranquilidade. Para te ajudar nesse processo, se faça as seguintes perguntas:

  1. Quais são os assuntos que mais interessam ao meu público?
  2. Entre esses assuntos, qual eu tenho maior conhecimento?

Encontrar um ponto de convergência entre os temas que você domina e aqueles que atraem um público interessado é a peça-chave para começar a produzir com foco nos resultados!

Antes de tirar sua ideia do papel, lembre-se que a internet é um verdadeiro mar de conteúdos e, por isso, você precisa criar algo realmente diferente e de qualidade. Assim, você conseguirá se destacar na multidão.

Uma das principais crenças limitantes de quem entra no mundo dos infoprodutos é achar que chegou tarde demais. Mas engana-se quem pensa que o mercado está saturado. Apesar da grande oferta de materiais disponíveis, sempre há espaço para um profissional de qualidade ensinar e entregar valor a seus alunos.

Afinal, as pessoas não compram produtos apenas pela descrição da página de vendas. O que elas realmente querem é sentir que alguém as compreende e pode solucionar os seus problemas. Elas querem se conectar com o que só você tem a oferecer — por isso é tão importante construir uma audiência. E acredite, tem espaço pra todo mundo!

A seguir, separamos 3 dicas infalíveis para garantir a qualidade do seu Infoproduto. Confira!

  1. Primeiro você precisa escolher o formato adequado para o público: para quem você quer oferecer ou vender esse infoproduto? Quais dúvidas ou necessidades eles precisam resolver? Quais formatos eles mais gostam e é mais fácil de consumirem no dia a dia? Essas informações te ajudarão a criar um conteúdo alinhado às reais necessidades de seus potenciais clientes;
  2. Em seguida, pesquise sobre o tema, mercado e concorrência: pesquise sobre o que já foi produzido e veja como outros profissionais abordam o assunto. Procure oportunidades ainda não exploradas no mercado, ou novas maneiras de falar sobre assuntos já discutidos. Também se atente a estratégias de divulgação e preço, e acompanhe as boas práticas de seu nicho;
  3. Transforme o seu conhecimento em conteúdo de valor para as pessoas: chegou a hora de tirar seu conhecimento da gaveta e transformar em um conteúdo prático e entregável para o público. Nessa etapa, você pode considerar contratar um profissional para escrever e/ou editar seu conteúdo, de forma que ele fique mais agradável de ler, assistir ou ouvir. Lembre-se, você fará um investimento único para vender o produto quantas vezes quiser!

Dá para ganhar dinheiro vendendo online?

Talvez você tenha chegado até aqui e ainda esteja com essa dúvida, não é mesmo? Calma que a gente responde. Mas, para adiantar, dá sim — e muito!

É claro que não vai acontecer do dia para a noite. Você precisa fazer um investimento inicial de tempo e energia, e ter paciência. Muitas pessoas acabam desistindo de vender infoprodutos por pura falta de paciência, porque não dão tempo para que as coisas comecem a acontecer. Por isso, não desista na primeira dificuldade, combinado?

Defina objetivos claros e estabeleça metas. Se você for trabalhar sozinho, defina prazos e cumpra com os compromissos que fez consigo mesmo. Só assim suas ideias sairão do papel.

Não espere os resultados caírem do céu. Monte uma estratégia de vendas para potencializar seus ganhos. Assim, você consegue recuperar o valor investido e passa a ganhar aquela renda extra para aproveitar seu tempo livre. 

Se você ainda ficou com alguma dúvida ou quer bater um papo sobre sua ideia, entre em contato para marcarmos um cafezinho virtual e discutirmos qual o melhor caminho para o seu infoproduto. Aqui na Lab, trabalhamos com diagnóstico estratégico para te ajudar com seu posicionamento de marca, produzimos artigos e textos para alimentar seu blog e aumentar sua autoridade em uma área, além da produção de infoprodutos, como e-books e roteiros para aulas, cursos e podcasts.


0 comentários

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.