Seja qual for sua área de atuação, criar vídeos para postar na internet pode ser a diferença estratégica que falta para o seu negócio. Mas você sabia que a produção de vídeos envolve várias etapas e precisa de bons roteiros de vídeo para ter um resultado certeiro? Por isso, no artigo de hoje, você vai descobrir tudo sobre: 

  • o aumento do consumo de vídeos no Brasil; 
  • o que é um roteiro e qual a sua importância;
  • por que contratar um roteirista profissional
  • tipos de roteiro e seus usos. 

Consumo de vídeos no Brasil 

De acordo com a pesquisa The State of Video Marketing 2018, 81% dos negócios utilizam vídeo como ferramenta de marketing. E 78% dos profissionais entrevistados afirmam que o vídeo traz um bom retorno sobre investimento, também conhecido como ROI.

Cada vez mais, vemos as redes sociais priorizarem vídeos e o público preferindo consumir conteúdo neste formato. O fato é que os vídeos online contribuem para aproximar as pessoas de uma marca, consolidando sua presença nas redes e aumentando as vendas. 

Conteúdo em vídeo é uma tendência que veio para ficar! 

No mundo corporativo, é cada vez mais comum a produção de vídeos, seja para apresentações institucionais, marketing ou comunicação interna. Porém, são poucas as empresas que possuem uma estrutura robusta com uma equipe especializada. O cenário mais frequente é o de empresas que contratam profissionais especializados para cada etapa da produção. 

A importância dos roteiros de vídeo

O processo de criação de vídeo não é tão simples como outros formatos de conteúdo. Na realidade, ele exige experiência em diversos aspectos, desde a elaboração do roteiro até a gravação e edição

Mas quando se fala em produção de vídeos, muita gente já pensa logo em equipamentos técnicos de gravação, como a câmera, iluminação e a escolha do estúdio. Porém, antes de chegar na etapa de gravação, quem quer produzir vídeos para negócios ou ganhar dinheiro com esse material precisa ter paciência e se focar em uma etapa preliminar: o planejamento estratégico e a produção de um roteiro.

Sem planejamento, o vídeo fica sem direcionamento e objetivo. Por isso, saber como criar um bom roteiro de vídeo é algo que pode transformar seus conteúdos, deixando-os mais dinâmicos e interessantes para o público que deseja atingir. 

Um roteiro nada mais é do que a escrita detalhada de todas as falas e ações que o narrador ou personagem desempenha no vídeo. Ele oferece mais do que uma visão geral: é uma escrita minuciosa, de forma a guiar todas as etapas da produção.

Um roteiro serve como um norte para a equipe e pode ditar elementos como: 

  • os personagens;
  • a escolha do cenário; 
  • as cenas as serem gravadas;
  • diálogos;
  • a didática do conteúdo; 
  • tom de voz e vocabulário a ser utilizado; 
  • equipamentos adequados;
  • indicações de edição de vídeo.

Em resumo, o roteiro de um vídeo funciona como a transcrição de toda a produção no papel. E não são apenas as grandes produções que necessitam de um script. Todo vídeo pode se beneficiar de planejamento e organização

O objetivo é transmitir a mensagem da melhor forma possível, comunicando e se conectando com o público. 

Com um roteiro bem estruturado, as próximas etapas ficam mais claras: a gravação, edição e publicação. Mas, infelizmente, não é qualquer pessoa que consegue escrever um bom roteiro. Para transmitir a mensagem certa na hora certa, vale a pena investir em um profissional que consiga captar suas ideias e transmiti-las ao público de forma clara e descomplicada, gerando conexões mais fortes entre a marca e o público. 

A seguir, falaremos sobre a importância de contratar um roteirista para seus projetos. Acompanhe!

Vale a pena contratar um roteirista profissional?

O roteirista é o profissional que escreve o texto da peça audiovisual, seja um vídeo institucional, comercial ou mesmo uma aula ou palestra. Ou seja, ele é o responsável por compor a narrativa do projeto, descrevendo os diálogos, exemplos e ações. 

É ele quem dá vida ao projeto: se for uma aula, definirá o ritmo e a didática da explicação; se for uma história, ele é o responsável por dar à obra audiovisual seu sentido conceitual, ou a ideia por trás das imagens/sons em movimento.

Quando falamos em roteirista, o que costuma vir à mente são os grandes profissionais de Hollywood que trabalham em peças de ficção. Porém, dentro do marketing digital, o roteirista de comerciais e propagandas tem adquirido papel de destaque, graças à democratização dos meios de comunicação, dos dispositivos de gravação de vídeo e do alcance das mídias sociais.

Um roteirista de marketing e publicidade trabalha os conceitos e valores da marca, a ideia geral da propaganda, o produto e o público. Assim, desenvolve o texto do roteiro de forma a passar a mensagem desejada, atingir o público-alvo e alcançar o resultado esperado – seja vender um produto, divulgar um serviço ou propor uma ação, por exemplo.

Atuando dentro do marketing digital, o roteirista deve ter conhecimento e domínio de técnicas de marketing e persuasão, estratégias de copywriting e SEO, além de conhecer sobre a persona, as métricas do negócio. 

Dentre as principais vantagens de contratar um roteirista para produzir vídeos de qualidade se destacam: 

  1. Economia de tempo: como vimos, a produção de um vídeo é composta por diversas etapas e pode ser que você não tenha tempo hábil ou conhecimento técnico para isso. Delegar essa função para quem já sabe o que está fazendo permite que você foque na sua estratégia de vídeo como um todo, garantindo os melhores resultados;
  2. Profissionalização do conteúdo: um vídeo desenvolvido do início ao fim por profissionais eleva a qualidade do resultado e, consequentemente, a imagem da sua marca perante o público, gerando mais autoridade de marca e aumentando a confiança que seus clientes e potenciais clientes depositam em sua empresa;
  3. Personalização: quando você contrata um profissional, garante que o conteúdo sairá com a cara da sua marca – afinal, é desenvolvido especialmente para o seu público e passa a sua mensagem;
  4. Maior relação entre custo e benefício: a produção de vídeos exige um investimento em roteiro, equipamentos e edição. Por isso, contratar profissionais especializados é uma boa forma de economizar em estrutura e garantir a qualidade do produto final;
  5. Otimização de recursos: com um roteiro em mãos, você tem a oportunidade de se preparar bem para as etapas seguintes. Assim, não desperdiça tempo ou recursos no momento da gravação e edição do conteúdo. Com falas e cenas bem definidas, você já tem um objetivo bem traçado e sabe o que esperar do resultado final. 

Escolhendo um roteirista para o seu projeto

A gente sabe que não é fácil escolher o profissional certo para transmitir a mensagem da sua marca. Para te ajudar nesse match, confira os dois tipos de roteiro que nós da LAB somos especialistas: 

  1. Roteiro ficcional: é focado em conteúdos ficcionais. Contém a descrição das cenas, falas e todos os detalhes que compõem o cenário e as interações entre os personagens. É uma excelente estratégia para vídeos mais longos e empresas que querem usar o poder do storytelling e da Jornada do Herói como um argumento de copywriting. 
  2. Roteiro direto: semelhante a um texto ou dissertação. Nele, tudo é escrito em formato de texto corrido –  independente se a pessoa falando está em cena ou se é apenas uma narração. Apesar de não precisar ser lido palavra por palavra, ele serve como guia para que o locutor não se perca nos assuntos e não esqueça de nenhum tópico. Com um pouco de ensaio, esse roteiro pode ficar bem natural. Ele é muito utilizado para fins didáticos e/ou institucionais. 

Se você está se sentindo um pouco perdido e não sabe por onde começar, clique aqui para entrar em contato com a gente. A gente marca uma call para discutir o seu projeto e mostrar como a LAB pode te ajudar a tirar suas ideias do papel, dando vida ao seu novo conteúdo em vídeo! 


0 0 Votos
Article Rating
Subscribe
Notify of

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Conta pra gente o que achou desse conteúdox