Não há dúvidas de que o LinkedIn é uma das melhores redes sociais para marcar presença quando você está buscando alavancar sua carreira, seja você um empreendedor, um profissional autônomo ou mesmo se estiver ocupando um determinado cargo em uma empresa.

A verdade é que o LinkedIn se tornou quase uma presença obrigatória de quem deseja crescer profissionalmente e se destacar no mercado.

Em outro artigo, nós te mostramos os primeiros passos para você manter um perfil atualizado e otimizado para novas oportunidades.

Mas, se você quiser ir além e se destacar entre os mais de 50 milhões de brasileiros que usam a rede, precisa se preparar e colocar em prática uma estratégia de conteúdo

Aqui, nós vamos te mostrar como você pode montar sua própria estratégia de conteúdo e, para te ajudar ainda mais nesse começo, te contamos 4 tipos de conteúdo que você pode postar no LinkedIn para se manter relevante e atrair as oportunidades certas. Confira!

.

O que é uma estratégia de conteúdo e como fazer uma?

Em primeiro lugar, ao invés de começar postando de qualquer maneira sempre que dá na telha e você tem uma ideia de post, é preciso dar um passo para trás e definir os seus objetivos no LinkedIn. Afinal, é isso que vai te ajudar a identificar o seu público e também mostrar qual é o melhor tipo de conteúdo para você compartilhar na rede.

Tudo isso passa também pela sua área de atuação e seus conhecimentos e experiências, já que são esses elementos que servirão de base para o conteúdo que você vai compartilhar com a sua rede. 

Por último, mas não menos importante, é a definição do calendário editorial. Colocando tudo na ponta do lápis, você consegue definir melhor os temas que quer discutir, a frequência e tamanho das postagens, e o fluxo de trabalho de cada peça. Você pode se aprofundar nesse assunto aqui!

.

4 tipos de conteúdo para postar no LinkedIn

Uma vez definidos os seus objetivos, público-alvo, frequência de postagem e temas, você pode começar a trilhar o seu caminho como produtor de conteúdo no LinkedIn.

Mas para não ficar usando sempre o mesmo formato de post ou artigo, abaixo você confere 4 tipos de conteúdo que você pode usar para deixar o seu conteúdo mais dinâmico e se conectar de diferentes maneiras com seus seguidores. Confira!

.

1. Conteúdo técnico e educativo

Esse tipo de conteúdo é o que muitas vezes vem à mente de quem vai escrever para o LinkedIn pela primeira vez. Afinal, se é uma rede profissional, faz sentido escrever sobre os conhecimentos técnicos da sua profissão, não é mesmo? Claro que isso não está errado, mas as pessoas também querem se conectar com alguém que tenha histórias para contar, e não apenas lições.

Ainda assim, ao abrir o seu feed no LinkedIn, esse é um dos tipos de conteúdo mais populares que você vai encontrar. Uma boa pedida é mesclar esses conteúdos mais técnicos com os outros tipos que veremos abaixo. 

.

2. Notícias e tendências da área

Não é todo dia que você tem tempo de sobra para ler todos os posts que passam na sua tela, não é mesmo? Por isso, uma boa pedida para não cansar o seu leitor com conteúdos extensos é compartilhar as últimas notícias e tendências importantes da sua área. 

Para fazer isso, você pode inclusive usar a função “Compartilhar” do próprio LinkedIn para – justamente como o nome diz – compartilhar um determinado conteúdo com a sua rede, adicionando seus pensamentos e ideias sobre aquele assunto. 

.

3. Conteúdos inspiradores

Um pouco acima, nós falamos sobre como as pessoas buscam uma conexão humana. E é justamente aqui que você vai explorar ao máximo essa necessidade do seu público!

Pense que mesmo que existam milhares de profissionais com o mesmo cargo que o seu, você é a única pessoa que passou pelas suas experiências. Com a ajuda de técnicas como storytelling e a Jornada do Herói, é possível contar episódios da sua trajetória que te marcaram e transformaram você no profissional que você é hoje. 

Mas cuidado! É preciso ter bom senso para não cair nas infames fanfics. Ou seja, histórias mirabolantes que só servem para dar uma lição de moral no seu público. Lembre sempre de contar sobre a sua própria experiência e não exagere, combinado?

.

4. Ferramentas e dicas práticas

Se você é o mago do Excel, chegou a sua hora de brilhar! Aqui, é bem-vindo todo e qualquer tipo de dica que vai facilitar o dia de trabalho de alguém. Vale fórmulas super complexas do Excel, atalhos de teclado do Word, extensões para o Google Chrome ou alguma ferramenta que você não consegue viver sem no dia a dia. 

Inclusive, esses tipos de conteúdo funcionam super bem em formato de vídeos curtos, onde você pode mostrar na prática todas as vantagens da sua dica ao vivo e em cores! 

.

Chegou a hora de começar!

Agora que você conhece alguns dos principais tipos de conteúdo que pode postar no LinkedIn para destacar o seu perfil, o ideal é você ir mesclando com base no engajamento do seu público e a sua própria disponibilidade para produzir os conteúdos.

É natural que alguns perfis performem melhor com tipos específicos de conteúdo. Para descobrir qual desses funciona melhor para você, é importante manter a constância das postagens e analisar os dados do próprio LinkedIn.

Aqui na LAB, nós te ajudamos a conquistar o próximo passo da sua carreira fazendo uma revisão detalhada do seu perfil. Também produzimos conteúdos exclusivos que te ajudarão a ganhar a confiança de seu mercado por meio de autoridade e relevância.

Para saber mais sobre os nossos serviços, preencha o formulário abaixo e venha tomar um café virtual com a gente ☕


0 0 Votos
Article Rating
Subscribe
Notify of

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Conta pra gente o que achou desse conteúdox