Com o crescimento do Ensino à Distância, é cada vez mais comum ver pessoas consumindo conteúdo online, e isso abriu as portas para a possibilidade de vender infoprodutos. Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (Inep) mostram que a modalidade EAD teve um salto de quase 378% em matrículas dos alunos entre 2009 a 2019. Em outras palavras, é um mercado que aumentou quase 4 vezes de tamanho na última década, com previsão maior ainda de crescimento para os próximos anos.

Por isso, e-books, cursos, palestras e templates estão sendo cada vez mais comercializados. O fato é que hoje a informação virou um produto digital: são os famosos “Infoprodutos”.

Um infoproduto é, basicamente, um conteúdo que entrega valor a um grupo ou mercado. Se você for expert em algum assunto e imaginar que seu conhecimento pode ser útil para resolver o problema de outras pessoas, saiba que pode faturar um bom dinheiro com ele. Continue a leitura para conhecer o passo a passo de como transformar o seu conhecimento em um mundo de possibilidades!

Como transformar conhecimento em produto

Se você souber explorar corretamente o seu potencial, pode transformar seu conhecimento em uma fonte de renda extra ou mesmo sua entrada principal de dinheiro. E tudo isso sem custos com estoque e sem sair de casa!

É isso mesmo, você só precisa de três coisas: um computador, acesso à internet e persistência!

A primeira etapa consiste em identificar um conhecimento que você tem e que pode entregar valor para outras pessoas. Pode ser desde aquela receita de bolo que está em sua família há algumas gerações, ou mesmo dicas de organização para quem deseja planejar melhor seu dia e suas tarefas. Mesmo que seja algo que nós mesmos não consideramos tão interessante, o importante é que isso chame a atenção das outras pessoas.

A questão é que a internet tem um potencial enorme para unir pessoas que dominam um assunto com pessoas que tem interesse – e pagariam – para aprender mais sobre ele.

Talvez você tenha o conhecimento técnico, mas não curta muito ou mesmo não tenha tempo para organizar tudo no papel. Aqui na LAB, trabalhamos com a escrita de artigos, e-books e roteiros. Assim, te ajudamos a escrever de forma didática e interessante aquele assunto que você domina.

Como vender Infoprodutos e ganhar dinheiro online:

Assim que você estiver com seu conteúdo produzido em mãos, é preciso pensar em sua estratégia de vendas. Um bom conteúdo até pode se vender sozinho, mas você não deve esperar apenas pelas pessoas que encontrem seu material. Até porque você terá resultados melhores se investir um pouco de tempo e dinheiro em algumas ferramentas.

Existem diversas plataformas e estratégias que podem alavancar suas vendas. A seguir, vamos falar sobre o passo a passo para vender o seu Infoproduto. Vamos nessa?

  1. Contrate uma plataforma para hospedar seu infoproduto:

Hoje, existem várias plataformas especializadas na comercialização de produtos digitais. Esse tipo de site funciona como um Marketplace, e uma de suas principais vantagens é que já conta com relevância online e recebe vários acessos. É como se você colocasse seu produto na prateleira de uma loja que já tem muito movimento. Assim fica muito mais fácil começar do que abrir sua própria loja do zero, não acha?

Em troca da hospedagem, as plataformas cobram uma pequena porcentagem do valor de venda do produto. Mas, como ficam responsáveis pela logística de entrega para o cliente, esse valor é super justificado e um bom investimento a se considerar.

  1. Invista em sua página de vendas:

Escolha uma plataforma que proporcione uma boa experiência ao usuário. Depois, crie uma landing page de sucesso. Essa página de conversão vai ser a porta de entrada do cliente para o seu produto, é através dela que você irá gerar os leads — seus potenciais clientes. A página deve ser limpa, apenas com as informações realmente necessárias, sem muitas distrações.

Vá direto ao ponto, mostre as vantagens do produto, use um título chamativo e faça uma oferta. Use uma CTA (Call to Action ou Chamada Para Ação, como dizemos em português) para a conversão.

  1. Divulgue em suas redes sociais:

Você não precisa ter um perfil em todas as redes sociais, mas é importante marcar presença naquelas onde sabe que encontrará o seu público. As redes proporcionam um relacionamento mais próximo com as pessoas que te seguem. Lá, você poderá falar e também ouvir o que eles tem a dizer: estabelecer diálogos ajuda muito na criação de autoridade em um assunto e a descobrir quais os problemas que você precisa solucionar para os seus seguidores. Por isso, divulgue seus novos produtos por lá e ofereça pequenas doses de seu conhecimento, para despertar o interesse do público em seus infoprodutos.

  1. Você também pode investir em mídia paga:

O Google Ads, ou seja, o gerenciamento de anúncios pagos no Google, é um investimento que pode alavancar seu infoproduto. Sobretudo no início, caso ele ainda não tem autoridade e relevância para ser mostrado em posições de destaque no buscador de forma orgânica. Por isso, investir em anúncios pode ser uma maneira de acelerar os resultados de seu negócio.

  1. Crie uma campanha de e-mail Marketing:

Aocontrário do que pode parecer, o e-mail Marketing ainda é uma poderosa ferramenta de divulgação. Basicamente, você precisa preparar uma ação com conteúdo objetivo e relevante, em seguida, dispara para uma lista segmentada de endereços eletrônicos, divulgando o seu produto. Assim, cria um canal de comunicação direto com seu lead, seja criativo e relevante.

  1. Utilize programas de Marketing de Afiliados:

Os afiliados são pessoas que divulgam e promovem o seu material em troca de uma comissão pelas vendas realizadas. Então, os chamados programas de afiliados são canais que conectam produtores de conteúdo com afiliados, garantindo que as comissões sejam devidamente distribuídas.

Esse tipo de programa beneficia ambas as partes, e você os encontra nas principais plataformas de produtos digitais.

  1. Cuide dos pós-venda:

Mantenha um canal de comunicação com seus clientes, para receber feedbacks e manter um relacionamento. Assim, você se mantém atento a tendências e pode divulgar novos trabalhos para pessoas que já compraram com você e já conhecem a qualidade de seus produtos.

Principais plataformas para vender Infoprodutos:

Agora que você já conhece quais são os principais formatos para transmitir o seu conhecimento, de forma dinâmica e objetiva, além do passo a passo para produzir e divulgar os seus produtos, chegou a hora de falarmos sobre as principais plataformas de infoprodutos disponíveis no mercado.

Escolha aquela que facilitará o seu trabalho e também o acesso de seus clientes:

  • Hotmart: a Hotmart é uma das pioneiras no mercado de infoprodutos aqui no Brasil. A vantagem é que ela oferece uma estrutura bem completinha para que você possa hospedar e vender seus produtos digitais. Ela disponibiliza relatórios, tem ferramentas para os afiliados e relatórios que ajudam a gerar insights sobre seu público e suas vendas.
  • Monetizze: a Monetizze é uma plataforma que faz a mediação entre o produtor, o afiliado e o consumidor. Ela é responsável tanto por gerir as vendas dos infoprodutos quanto por liberar os conteúdos aos alunos. Ela também oferece ferramentas e relatórios para a análise das vendas.
  • Eduzz: a Eduzz é uma plataforma especializada em conectar produtores e afiliados. Assim, consegue “separar” as comissões das vendas e distribuir entre o produtor e seus afiliados. Dentro da plataforma, é possível criar sua área de membros, assim, os alunos podem consumir o curso de forma bem organizada.

Agora que você já conhece o passo a passo e as melhores plataformas para se conectar com clientes e afiliados, chegou a hora de produzir um infoproduto de sucesso. Entre em contato para marcarmos uma reunião sobre o seu projeto.


0 comentários

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.