É natural que um negócio tenha períodos de altos e baixos ao longo do ano, dependendo daquilo que você está oferecendo ao seu cliente, seu nicho, público-alvo e até mesmo outras coisas fora do seu controle — como a situação econômica do país. Mas algo com o qual todos os negócios podem contar é a recorrência das famosas datas comemorativas

Natal, Ano Novo, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Páscoa… esses são apenas alguns dos exemplos de datas em que, em nossa cultura, é comum as pessoas darem presentes umas para as outras. Se o seu negócio já trabalha com produtos ou serviços que estão muito relacionados a alguma dessas datas, é muito fácil aproveitar esse momento para dar um empurrãozinho a mais nas suas vendas

Pra você entender melhor, vamos pensar no  mercado de chocolates como exemplo: para esse nicho, a Páscoa representa uma boa parte do faturamento do ano todo, e existem várias campanhas de Marketing específicas para movimentar as vendas durante esses meses. 

Mas se você acha que o serviço ou produto que você oferece não tem nada a ver com nenhuma data comemorativa, saiba que, ainda assim, esses dias especiais podem te ajudar, e muito, a impulsionar o seu faturamento. Neste artigo, vamos ver alguns motivos pelos quais você deveria aproveitar ao máximo essas datas, além de estratégias simples que você pode implementar no seu negócio para alavancar suas vendas. 

Por que investir em datas comemorativas?

Como falamos no começo do artigo, datas comemorativas são períodos de algumas semanas ou meses que antecedem datas em que as pessoas estão dispostas a comprar produtos ou serviços para presentearem alguém próximo a elas. Pode ser um membro da família, colega de faculdade ou escola, colegas de empresa ou de clube, ou amigos próximos. 

Embora aniversários e outras datas importantes, como casamentos, possam variar de pessoa para pessoa, todos os anos algumas comemorações se mantêm no calendário e movimentam bilhões de reais no mercado nacional e mundial

Estamos falando das datas sazonais, ou datas comemorativas que acontecem todos os anos, como o Natal, em dezembro. Segundo informações de uma das maiores empresas em vendas no Brasil, o Mercado Livre, as 10 principais datas comemorativas em 2021 foram:

O principal motivo para isso é que as pessoas se planejam para comprar nessas datas. Durante o período de datas comemorativas, muitas pessoas já separam uma parte do orçamento para presentear seus colegas e amigos. É só pensar em quantas empresas, grupos de amigos e famílias organizam brincadeiras de amigo secreto e têm o hábito de trocar presentes entre si. 

Um fato interessante é que, embora a pandemia tenha alterado alguns comportamentos de consumo, as datas comemorativas continuam sendo picos de faturamento no mercado nacional. Segundo uma pesquisa realizada em dezembro de 2020, em plena pandemia, 83% dos consumidores planejava fazer compras de Natal, com uma média de gasto de R$663,00 em presentes. 

Principais estratégias para alavancar suas vendas nas datas comemorativas

Além de ser uma maneira incrível de impulsionar o seu faturamento, as datas comemorativas são uma ótima oportunidade para estabelecer um relacionamento genuíno com os seus seguidores e clientes. 

Você não precisa se limitar a promoções e descontos. Ao invés de fazer campanhas clichês e conteúdos batidos, mostre como os valores da sua marca se comunicam com aquilo que está sendo celebrado e por que você é uma escolha excelente para os seus clientes. 

Por isso, todas as regras de uma comunicação boa e consistente são essenciais aqui, como manter o tom de voz da sua marca e oferecer conteúdo de valor, combinado? Conhecendo bem o seu público-alvo e entendendo as suas necessidades nessas datas, você vai conseguir aprimorar a sua comunicação e desenhar uma campanha de Marketing de sucesso.

Abaixo, nós separamos algumas estratégias que podem te ajudar a impulsionar suas vendas nesse final de ano. Confira!

  1. Invista no seu estoque e/ou infraestrutura! Afinal, não adianta fazer uma campanha matadora e conquistar vários novos clientes se você não tem como atendê-los de maneira satisfatória. Lembre sempre de ter um estoque correspondente à sua previsão de vendas, para não ocorrerem atrasos que possam chatear os compradores. Ou pior, cancelamentos de compras. Se você trabalha com a oferta de serviços, garanta o funcionamento da sua estrutura técnica e que você consegue abarcar a nova demanda. 
  1. Realize uma campanha de marketing direcionada. Não estamos falando de um post que você solta uma semana antes de quando vai acontecer a sua promoção. De acordo com o Funil de Vendas, um dos aspectos mais importantes é aquecer sua base e prepará-la para esse momento de compra. Para alguém que conhece a sua marca comprar um produto seu, essa pessoa precisa estar no momento certo de compra e estar convencido de que você é a melhor opção para ela. As datas comemorativas dão uma vantagem de saber quando a pessoa vai estar no momento de compra ideal dela. Resta apenas se posicionar como autoridade e oferecer conteúdos de valor, lembrando sempre que você estará ali quando precisarem de você
  1. Explore datas que fazem sentido para o seu negócio. Enquanto Natal e Dia dos Namorados são datas mais gerais, algumas comemorações menos populares também movimentam de maneira significativa o mercado e podem atrair pessoas para a sua marca. Busque explorar ao máximo datas como Dia do Orgulho Nerd ou Dia do Yoga; a menor competição para esses nichos vai fazer com que a sua marca se destaque e tenha mais chances de ser descoberta por novos clientes. Mas lembre-se de sempre ter bem definido o seu público-alvo e sua identidade, para não correr o risco de fazer uma campanha que não seja autêntica e coerente com seus valores. 
  1. Se planeje com antecedência. Como a execução de uma boa campanha depende de conteúdo produzido exclusivamente para uma data em particular, é importante se planejar antes para produzir e divulgar esse conteúdo nos seus canais. Aqui na LAB, nós usamos o calendário de Marketing da Rock Content, que já está na sua versão 2022 para te ajudar a planejar tudinho para o próximo ano. 

Para finalizar, queremos te lembrar que se você precisar de um par de mãos extras para te ajudar a produzir ou estruturar o seu conteúdo durante essas datas, nós da LAB podemos te ajudar! Conheça mais sobre os nossos serviços e conte sempre com a nossa expertise 😉.

LAB

0 comentários

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.