O uso de ferramentas de inteligência artificial na comunicação é um assunto polêmico e que tem dividido opiniões. No artigo de hoje, vamos te mostrar como o ChatGPT não é nenhum vilão e pode inclusive ajudar a otimizar o trabalho da produção de conteúdo – mas sem substituir o papel do redator.  

A verdade é que as ferramentas de IA podem sim ajudar os profissionais de comunicação e marketing a tornarem os processos mais dinâmicos. Mas parte do trabalho é aquele toque de mestre que só um bom redator consegue dar! 

Entendendo a Inteligência Artificial (IA)

Em primeiro lugar, Inteligência Artificial, ou IA, é a capacidade de uma máquina ou sistema de simular a inteligência humana. Isso permite que computadores realizem tarefas complexas de forma autônoma. 

Hoje em dia, por meio de algoritmos complexos, as máquinas já são capazes de ir além da programação de ordens específicas. Por exemplo, é possível identificar padrões e, com isso, realizar previsões e fazer uma série de análises sobre uma empresa. Tudo isso possibilita que o sistema tome as melhores decisões com base nas informações recebidas. 

O potencial que esse avanço tecnológico tem para otimizar o trabalho nas empresas é enorme! 

Na comunicação, a IA vem contribuindo com a otimização de processos de marketing, como: 

  • Coleta e análise dos dados;
  • Segmentação de leads;
  • Personalização baseada no histórico do cliente;
  • Previsibilidade com base nas tendências;
  • Atendimento ao cliente;
  • Identificação de riscos e oportunidades.

Para saber mais sobre como aplicar ferramentas de IA na comunicação da sua empresa, leia nosso artigo exclusivo sobre o tema clicando aqui.

O famoso ChatGPT 

Agora que você conhece um pouco mais sobre a inteligência por trás das IAs, chegou a hora de entender como os chatbots podem te ajudar. 

Chatbots como o ChatGPT (Generative Pre-trained Transformer) podem ajudar significativamente na sua comunicação. Utilizando as tecnologias de aprendizado de máquina e processamento de linguagem natural, essa ferramenta é capaz de gerar textos, buscar palavras-chave, analisar competidores, além de ser um bom parceiro de brainstorming.

A seguir você confere 3 formas de usar o ChatGPT na sua estratégia e comunicação: 

1. Assistência na redação 

Uma das principais aplicações da IA na escrita é a assistência na redação. 

Mas existem várias maneiras de fazer isso!

Ao invés de pedir para a ferramenta gerar um texto do começo ao fim, você pode contar com ela para aprimorar a clareza e coesão do texto, por exemplo. 

Outra possibilidade interessante é solicitar uma revisão gramatical. Mas, muito além de corrigir erros ortográficos, a IA também oferece sugestões para aprimorar a estrutura das frases e a escolha de vocabulário.

Atenção, isso não quer dizer que você deve copiar e colar o texto gerado pela IA! 

Em primeiro lugar porque é seu papel, enquanto profissional, averiguar a veracidade das informações. Afinal, as IAs também cometem erros – e muitos! Afinal, uma vez que são baseadas em bancos de dados, podem captar e repassar uma informação incorreta.

Outro ponto importante é que para construir suas respostas, a IA se baseia em informações já disponíveis sobre o tema. Ou seja, essa tecnologia é apenas um agregado do que já existe na internet.

O ChatGPT pode ajudar a destravar o pensamento e enfrentar a temida página em branco, mas é apenas uma base para que o profissional construa um texto autoral a partir dele. 

Caso contrário, você estará apenas falando mais do mesmo, concorda?

Então, como afirma a especialista em Marketing Mariana Maciel, se o objetivo da sua marca é se destacar da concorrência e fazer diferença no seu mercado, não é ali que você vai encontrar as respostas.

2. Processos de brainstorming 

Quando você já conhece seu público e possui linhas editoriais bem definidas, pode contar com uma ajudinha da IA para ter novas ideias sobre os próximos temas de conteúdo. 

Por exemplo, você pode pedir que a ferramenta te dê sugestões de temas sobre um determinado assunto. E daí saem boas ideias de título para colocar a mão na massa e escrever!

Lembre-se de usar sempre uma linguagem simples e clara, evitando palavras complicadas ou frases muito longas para não deixar espaço para ambiguidade. 

Algumas sugestões de prompts que você pode usar no ChatGPT são: 

  • Sugira ideias de tópicos para um artigo sobre [seu nicho].
  • Apresente subtópicos relacionados a [tópico principal].
  • Sugira um título para um artigo sobre [seu nicho].

Se você não receber uma resposta adequada, tente reformular sua solicitação com outras palavras-chave para ajudar o modelo a entender melhor o que você está procurando.

Ah, e uma dica extra! Quando você receber uma sugestão que cabe como uma luva, peça à ferramenta mais exemplos como aquele. Assim você garante que seu assistente acerte em cheio toda vez. 

3. Análise de estilo e tom de voz

Definir e manter a consistência no estilo e tom de voz da comunicação não é uma tarefa nada fácil. Mas esses são pilares fundamentais para formar vínculos duradouros com o seu público e criar uma marca mais autêntica e coesa

E a IA também pode te ajudar nessa missão! Por exemplo, você pode pedir para ela analisar o estilo de escrita de um autor e oferecer insights sobre como manter a coesão ao longo de diferentes conteúdos. 

Isso garante uma comunicação mais consistente e fortalece a identidade da sua marca a longo prazo, principalmente quando você ainda não tem um time de redação interno para gerenciar sua comunicação.

A importância do fator humano

Embora as ferramentas facilitem o trabalho operacional e permitam um avanço nos processos, precisamos aprender a equilibrar o uso da tecnologia. O objetivo é que as ferramentas potencializem o trabalho, mas não substituam nunca as decisões e o contato humano. 

A parte criativa ainda é fundamentalmente humana 💜

As ferramentas de IA melhoraram a eficiência e eficácia das estratégias de comunicação, permitindo que os profissionais foquem em aspectos mais criativos e estratégicos, elevando a qualidade de seus textos e mantendo a essência humana na comunicação. 

Afinal, são as pessoas que pensam, desenvolvem soluções e se conectam com as dores e desejos do público. Quando esse processo é feito artificialmente, sem a vivência e a expertise necessárias, acaba resultando em soluções frágeis e fragmentadas, o que se torna facilmente perceptível para o público.

Eu não sei vocês, mas nós detestamos entrar em um blog e perceber que o texto foi escrito por um robô! 

Isso acontece porque todo serviço ou produto surge a partir de necessidades humanas e por meio de interações entre as pessoas. 

A cultura é um fator determinante para a adesão a novas soluções. Se o público não se conectar com sua marca, simplesmente não haverá espaço no mercado, por mais inovadora que a ideia inicial tenha sido. 

Relação é algo que se constrói aos poucos, com as interações do dia a dia. Para estabelecer uma conexão e conquistar a confiança da sua audiência, a palavra-chave na comunicação é a humanização.

Conte com a LAB

Por hoje é só! Aqui na LAB, trabalhamos com produção de conteúdo para diferentes plataformas e em diferentes formatos, com foco em criar uma experiência única para os seus clientes antes e depois da venda. 

Nós comunicamos as ideias de pessoas e empresas que buscam se conectar e encantar seu público.

Então, se você sente que precisa de ajuda para colocar sua estratégia de conteúdo para rodar, clique aqui para entrar em contato com a gente. 

A gente marca uma call para discutir o seu projeto e mostrar como a LAB pode te ajudar a colocar seus planos em prática.


5 1 Vote!
Article Rating
Subscribe
Notify of

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Conta pra gente o que achou desse conteúdox