As linhas editoriais funcionam como um guia para a produção de conteúdo e determinam toda a comunicação da marca. É por isso que são tão importantes para o contato com o público. 

No artigo de hoje, você vai aprender:

  • O que é uma linha editorial; 
  • Qual a importância de definir suas linhas editoriais; 
  • Quais os problemas em produzir conteúdo sem linhas editoriais; 
  • Passo a passo para definir as linhas editoriais da sua marca.

Acompanhe a leitura até o final para descobrir como se conectar com o seu público de forma genuína e encantadora!

O que é uma linha editorial

O termo linha editorial vem do jornalismo, e indica os valores e diretrizes que guiam o conteúdo produzido e divulgado por uma marca. 

Numa estratégia de marketing de conteúdo, todo o conteúdo produzido para construção de autoridade da marca, geração e nutrição de leads, deve seguir um caminho definido. 

As linhas editoriais estão relacionadas com a definição dos temas e das abordagens do que será publicado nos canais da empresa, como seu blog e perfis em diferentes redes sociais. 

Pensa comigo, se você não tem clareza sobre quais são os principais temas relacionados à sua marca, como o seu público poderá te reconhecer como uma referência?

Por isso, a ideia é bem simples: as linhas editoriais dão um norte para o conteúdo, além de ajudar a garantir a consistência e identidade da marca. Assim, o público sabe o que esperar da sua empresa e se engaja com os seus conteúdos!

A ideia é trabalhar as principais categorias e temas que serão transformados em conteúdo e criar uma estratégia de conteúdos bem alinhada aos interesses do público-alvo e também aos objetivos de curto, médio e longo prazo da sua empresa. 

Qual a importância de definir suas linhas editoriais

Como vimos, as linhas editoriais ajudam a definir a direção do seu conteúdo, garantindo que ele esteja alinhado com a sua marca e os objetivos do seu negócio. 

E isso permite não apenas alinhar o relacionamento com o público, mas também ajuda os profissionais a terem clareza sobre a estratégia que está por trás da seleção dos assuntos e abordagem utilizada nos conteúdos. 

O objetivo é tornar seus conteúdos mais segmentados e bem direcionados, a fim de usar os esforços de comunicação para atingir as pessoas certas – seus leads.

Na prática, seguir linhas bem estabelecidas ajuda a: 

  1. Gerar conexão com o público

Quando você produz conteúdos de acordo com os interesses da sua audiência, é possível estreitar o vínculo com as pessoas que te seguem e estão realmente interessadas em consumir seus conteúdos e soluções. 

  1. Aumentar a autoridade no mercado

Quando você se especializa em um conjunto seleto de temas e se aprofunda neles, as pessoas passam a reconhecer sua marca como uma verdadeira autoridade no assunto. 

Ser visto como referência é um privilégio que pode alavancar sua empresa e aumentar a conversão de vendas. Afinal, é a sua marca que será lembrada quando o tema surgir na mente do público. 

  1. Definir o tom de voz da marca

O tom de voz da marca é a personalidade que caracteriza toda a comunicação da empresa. Com linhas editoriais estabelecidas e pautas de conteúdos bem definidas, fica muito mais fácil ter constância nos conteúdos e nos diferentes canais e redes sociais. 

  1. Otimizar a produção de conteúdo

Quando a equipe que produz o conteúdo tem linhas definidas, pode montar uma estratégia que entrelaça os temas. Isso contribui e muito para o aumento da autoridade e relevância da sua marca na área de atuação. 

Além disso, vamos combinar que facilita muuuito a produção de novos conteúdos no dia a dia do trabalho 😉  

Linha editorial e calendário editorial

Muitas pessoas acham que linha editorial e calendário editorial são sinônimos. Esse é um engano comum, mas que pode colocar em risco toda sua estratégia de conteúdos. 

Confira a diferença entre os termos:

  1. Linha editorial

A linha editorial é a diretriz que orienta toda a produção de conteúdo e comunicação da sua empresa. Ela reflete os posicionamentos da marca e guia os temas e assuntos que serão abordados. 

  1. Calendário editorial

O calendário é a ferramenta que faz o marketing de conteúdo acontecer! Ele permite a organização e planejamento do conteúdo, definindo datas, horários e frequência de postagens em cada canal ou plataforma que sua empresa marca presença. 

Pode conter também as datas comemorativas importantes para o negócio e a divulgação de eventos relacionados. 

Para saber mais sobre a importância de criar – e usar – um calendário editorial, recomendamos a leitura do nosso artigo sobre o tema. Nele, mostramos um passo a passo para te ajudar a montar um calendário editorial pra chamar de seu!

O que acontece quando não se estabelece linhas editoriais

Você fica perdido. E o seu público também. 

A seguir, separamos alguns dos prejuízos gerados pela falta de definição de linhas editoriais na produção de conteúdos de uma marca. Veja só: 

  1. Falta de organização e perda de tempo

Um time sem direcionamento pré-definido precisará encontrar novos temas a cada semana. Essa falta de foco gera uma grande desorganização no calendário editorial e faz com que todos percam tempo.

É como se cada conteúdo fosse uma nova emergência, um novo problema a ser resolvido. Isso aumenta o estresse e ansiedade da equipe e, em consequência, reduz sua produtividade e assertividade. 

  1. Falta de integração entre os temas

Se você não tem uma linha editorial definida, qualquer assunto que esteja dentro do mercado em questão já vai estar de bom tamanho. Mas nem sempre os temas são de interesse do seu público!

Sem estratégia, os conteúdos ficam soltos, falta liga entre os temas.

  1. Perda de resultados

O marketing de conteúdo é a maior estratégia de captação, nutrição e retenção de leads. Sem uma linha editorial bem definida, sua empresa corre o risco de perder a atenção do público conforme o interesse nos seus conteúdos vai diminuindo. 

Você também perde a divulgação orgânica e o compartilhamento dos conteúdos, caso seus temas não sejam relevantes para a audiência. 

Quando você produz conteúdo sem nenhum direcionamento, a falta de foco se traduz ao público como falta de autoridade. Afinal, quem fala um pouco sobre tudo, não é considerado especialista em nada. 

Por isso, não tenha medo de escolher seus temas e nichar seu conteúdo. É justamente esse o caminho para uma estratégia de sucesso! 

6 passos para definir as linhas editoriais da sua marca

Não é difícil definir suas linhas editoriais. Porém, é preciso ter clareza sobre os valores que guiam a marca, os desejos e necessidades do público e, é claro, seus objetivos. 

A seguir, você confere um passo a passo que vai te ajudar a definir uma linha editorial: 

  1. Tenha clareza sobre a personalidade da sua marca

Conhecer o propósito da sua marca, ou seja, aquilo que guia o seu trabalho no dia a dia, é essencial para criar uma comunicação mais autêntica com o público, passando seus valores e gerando conexões com as pessoas. 

  1. Conheça seu público

Saiba com quem você está falando. Elaborar a persona do seu negócio é uma ótima forma de guiar seus conteúdos, a comunicação e também as soluções oferecidas.

A persona nada mais é do que a personificação do seu cliente ideal. Crie um avatar com nome, idade, profissão, hobbies, desejos e dores – sendo o mais real e específico possível. 

Quando produzimos conteúdo para personas, ao invés de generalizar um público-alvo, conseguimos segmentar os temas e entregar conteúdos de valor para um nicho específico, que está mais interessado e engajado em ouvir o que temos a dizer. 

  1. Analise o mercado

A análise de mercado – ou benchmarking, como a prática é conhecida – possibilita entender os desafios e também encontrar oportunidades inexploradas pelos concorrentes. 

Ao mesmo tempo que você precisa falar sobre os temas básicos da área, também pode encontrar formas de se destacar e investir em conteúdos diferentes, mas que ainda estejam relacionados com o interesse do seu público e tragam um pensamento novo à área. 

  1. Liste as principais dúvidas dos seus clientes

O seu conteúdo deve estar sempre voltado aos interesses dos seus clientes e potenciais clientes. Por isso, listar as principais dúvidas do seu público é uma etapa fundamental da definição de uma linha editorial.

Seus conteúdos devem responder essas dúvidas e ajudar as pessoas a se decidir na hora de fechar uma compra. 

  1. Crie categorias de conteúdo

Quando estabelecemos uma linha editorial, podemos criar uma lista de assuntos separada por categorias. 

Isso torna a produção de conteúdo mais objetiva, além de ajudar a criar um banco de temas e ideias a serem explorados. 

  1. Crie os conteúdos

Com temas bem definidos e alinhados com o mercado e a persona, fica bem mais fácil produzir conteúdos que agreguem valor a quem os consumir. 

Lembre-se de que seus conteúdos devem ser originais e seguir uma estratégia de marketing pré-estabelecida.

Precisa de uma mãozinha?

Se você trabalha em uma grande empresa, pode ser que tenha uma equipe toda à disposição para dar andamento à estratégia de Marketing. 

Mas se não for esse o caso, o mais provável é que você tenha um grande desafio em mãos: trabalhar o conteúdo desde o planejamento das ações, passando pela produção até chegar à publicação e engajamento com a audiência. 

Se você está se sentindo um pouco perdido e não sabe por onde começar, clique aqui para entrar em contato com a gente. 

A gente marca uma call para discutir o seu projeto e mostrar como a LAB pode te ajudar a tirar suas ideias do papel, montando uma estratégia de conteúdos com definição de linhas editoriais e conteúdos produzidos em diferentes formatos e adaptados para SEO.


0 0 Votos
Article Rating
Subscribe
Notify of

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Conta pra gente o que achou desse conteúdox