Não há dúvidas de que manter uma comunicação eficiente com seus clientes e consumidores em potencial é um dos pilares de qualquer negócio de sucesso. Afinal, é assim que o seu público acompanha as novidades da marca, como lançamentos e promoções, e passa a conhecer e se identificar com seus valores

Mas para que uma estratégia de comunicação seja efetiva, você precisa ir além do seu ponto de vista e realmente criar uma conexão com as pessoas que demonstram interesse na sua marca. Uma das melhores estratégias para gerar e nutrir esse relacionamento a longo prazo é através de uma comunicação humanizada, que busca gerar valor para quem está do outro lado da tela – e não apenas cumprir metas. 

Por isso, nesse artigo nós te mostramos como você pode construir uma comunicação consistente e humanizada com o seu público, e quais os melhores canais para fazer isso. Confira!

O que é uma comunicação humanizada?

Antes de mais nada, é importante definirmos o conceito de comunicação humanizada. Afinal, se estamos sempre falando para outras pessoas, toda comunicação já não é humanizada? Pois é, deveria ser esse o caso

Mas infelizmente, ainda é muito comum encontrar na internet (e fora dela) empresas que só falam sobre elas mesmas, seus produtos e serviços, em textos cheios de jargões e nada amigáveis para quem não é um entendedor do assunto. 

É muito diferente, por exemplo, de encontrar uma marca que se posiciona com uma linguagem clara, que conhece bem as dores do seu público-alvo e incorpora isso na sua comunicação, produzindo conteúdo que agregue valor às pessoas mesmo quando elas ainda não são seus clientes.

A ideia por trás desse conceito é bem simples: pessoas preferem se comunicar com outras pessoas do que com empresas ou marcas. Aliás, não é difícil entender o porquê.

Imagina a seguinte situação: você quer comprar um produto em uma loja online, mas antes precisa tirar algumas dúvidas. Para isso, você entra em contato com o chat da loja e é recepcionado por um chatbot com respostas automáticas para as suas perguntas.

Nessa situação, é muito provável que você desista logo depois de alguns minutos se não conseguir a resposta que deseja. 

Isso porque, apesar da empresa economizar gastos com funcionários ao implementar uma solução de comunicação automática em seu site, ela perde no quesito de empatia com quem está do outro lado da tela.

Pode até parecer uma boa ideia a curto prazo, mas a verdade é que isso só afasta os consumidores mais e mais. A pesquisa Tendências do Varejo 2023, realizada pela Opinion Box e a empresa Dito, mostra que 71% dos consumidores esperam que as empresas ofereçam interações personalizadas.

Além disso, 76% dos consumidores se frustram quando não encontram esse tipo de experiência na sua jornada de compra – o que tem uma chance alta de resultar em abandono do carrinho.

A importância de uma relação humanizada com o público

A verdade é que a pandemia acelerou mudanças de comportamento importantes no consumidor, e por isso a comunicação humanizada é mais importante do que nunca para fazer com que os seus clientes se sintam ouvidos, entendidos e respeitados. 

E não estamos falando aqui apenas de um atendimento excepcional durante a jornada de compra, mas principalmente no pós-vendas. Afinal, você caprichar na venda, entregar um produto ou serviço de qualidade e não potencializar a sua relação com esse cliente significa deixar dinheiro na mesa

Isso porque manter uma comunicação humanizada com o seu consumidor durante o pós-vendas aumenta a fidelização do seu público e o lifetime value (LTV) do seu cliente, aumentando os ganhos da sua empresa a longo prazo.

Muitas empresas pensam que o relacionamento ideal com um consumidor para alavancar as vendas é apenas ficar divulgando ofertas, mas isso não poderia estar mais longe da verdade.

Lembre-se que a humanização tem a ver principalmente com se colocar no lugar do seu público e conhecer suas dores, oferecendo soluções que fazem sentido e agregando valor de maneira simples e descomplicada. 

É por isso que todas as interfaces dentro de uma estratégia de comunicação com o cliente precisam estar bem amarradas. 

Como humanizar a sua comunicação 

Mas então, por onde começar?

Em primeiro lugar, como em toda estratégia de comunicação, é preciso definir o seu público-alvo. Isso vai ajudar a definir não apenas o tom de voz da sua marca, como também a maneira e os canais que você vai utilizar na sua comunicação. 

Por exemplo, marcas voltadas para públicos mais jovens podem explorar conteúdos em vídeo e redes sociais mais próximas da Geração Y, como o TikTok. Por outro lado, empresas com soluções voltadas para um público mais empreendedor podem ter bons resultados utilizando o LinkedIn.

Além disso, conhecer as dúvidas do seu público vai te ajudar a estabelecer as linhas editoriais da sua marca, que você pode trabalhar em diferentes formatos em cada uma das plataformas que fizer sentido para a sua comunicação. 

O segredo aqui é não esquecer de sempre trabalhar a comunicação humanizada e centrada nas pessoas que interagem com a sua marca, agregando valor em cada ponto de contato com o público.

Nós sabemos que pode parecer amedrontador examinar cada pedacinho da sua comunicação, e é por isso que estamos aqui para te ajudar. 

Na Lab, nós comunicamos as ideias de pessoas e empresas que buscam se conectar e encantar seu público.

Então, se você está se sentindo um pouco perdido e não sabe por onde começar, clique aqui para entrar em contato com a gente. A gente marca uma call para discutir o seu projeto e mostrar como a LAB pode te ajudar a colocar seus planos em prática. 


0 0 Votos
Article Rating
Subscribe
Notify of

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Conta pra gente o que achou desse conteúdox