O “escritor fantasma”, ou Ghostwriter, como é conhecido, é um escritor profissional que é contratado para escrever uma obra ou qualquer tipo de texto pelos quais não receberá o crédito oficialmente. 

Isso quer dizer que esse escritor pesquisa sobre o tema, escreve o texto usando técnicas profissionais e depois vende os direitos para alguém que assinará pelo trabalho. O Ghostwriter recebe esse nome justamente por permanecer anônimo no resultado final do material.

Seja para escrever biografias, livros, artigos, blogposts ou peças de marketing, existem muitas demandas que podem te levar a contratar os serviços de um escritor profissional. 

Em geral, você encontra profissionais que trabalham em regime freelancer, ou seja, por trabalhos pontuais. Mas existem empresas que contratam profissionais em tempo integral e com exclusividade. Tudo dependerá da estratégia de Marketing e do volume de conteúdos em questão. 

O que diferencia o Ghostwriter de outros escritores?

Para trabalhar dentro desta modalidade, não basta saber escrever bem e seguir a norma culta da língua. Além disso, o profissional precisa desenvolver a capacidade de se expressar a partir do ponto de vista de seu cliente. Ou seja, ele precisará entender o tom de voz da pessoa ou empresa que está representando, o vocabulário utilizado, as metáforas mais comuns e vários outros conceitos linguísticos que usamos, muitas vezes, sem perceber. Para isso, é essencial que entre em contato e mergulhe na realidade do cliente, conhecendo seu mercado, público-alvo e especificidades da área. 

Longe de ser uma escrita fria ou neutra, sem atributos, o ghostwriter precisará rechear o texto daquilo que há de mais único em seu cliente. A grande sacada para uma escrita de sucesso é conseguir ser autêntico na comunicação e impactar o leitor do seu texto

Em geral, os escritores são pessoas com uma vasta bagagem de conhecimentos. Por escreverem sobre diferentes temas, os estudos fazem parte de sua rotina. Sendo assim, pode ter certeza de que o profissional contratado terá uma visão interessante a acrescentar ao seu conteúdo ou tema que queira desenvolver. Além disso, são profissionais que têm vasta experiência de mercado e podem te ajudar a identificar aspectos únicos da sua marca a serem trabalhados na sua comunicação.

Quais os benefícios de contratar um escritor?

Existem diversos benefícios em contratar um profissional para cuidar da comunicação de sua marca ou negócio. A seguir listamos os que mais se destacam. Confira!

  1. Economia de Tempo:

Muitas vezes, o profissional ou empreendedor não tem tempo para lidar com todas as etapas do processo de seu negócio, então começam a surgir as parcerias e contratações. A escrita é uma parte muito importante do planejamento estratégico em qualquer mercado por estar presente na comunicação com o cliente, fornecedores e parceiros — ou seja, tem papel fundamental no branding do negócio. Porém, é também uma atividade demorada, uma vez que requer estudos, técnicas para deixar o texto atrativo e agradável de ler, além de revisões, para que a versão final seja entregue sem erros de ortografia, concordância ou coerência. 

Assim, contratar um profissional pode te ajudar a economizar muito tempo, além de garantir melhores resultados e elevar o nível da sua comunicação, já que as pautas serão desenvolvidas por um especialista que terá o conhecimento e os recursos necessários para desenvolver um material de qualidade. 

  1. Tom de Voz: 

O profissional contratado aprende sobre sua marca, seu público e as melhores formas e canais de comunicação entre vocês. Assim, o ghostwriter adapta a linguagem do conteúdo para que ele permaneça autêntico e fique com a sua cara. Lembre-se que tudo aquilo que comunicamos passa também os valores de nossa marca. O grande diferencial na escrita profissional é conseguir transmitir os valores desejados e reforçar os atributos de sua marca em cada texto. O profissional também será capaz de adaptar o conteúdo para diferentes formatos, seja um artigo mais extenso ou um post para determinada rede social, se atentando para o tom de voz, número de palavras e limitações técnicas de cada plataforma.

  1. Prospecção de Clientes: 

Se você já conhece a importância do Marketing Digital, sabe que hoje em dia criar uma estratégia de conteúdos é indispensável para crescer sua marca e conquistar relevância no mercado. Contratar um bom profissional para escrever e administrar seu conteúdo possibilitará manter uma frequência de postagens ou materiais, além de garantir a qualidade do seu conteúdo. Assim, você fica disponível para lidar com outras demandas, sabendo que o engajamento com seu público está acontecendo. 

  1. Clareza na comunicação:

Por ser um redator profissional, o escritor domina técnicas de escrita que, muitas vezes, pessoas de outras áreas não dominam, apesar de toda a expertise em seus negócios. Assim, você garante que sua mensagem será transmitida de forma clara e compreensível, respeitando as características e necessidades de seu público. Além de dominar técnicas de SEO e escaneabilidade, que facilitam a leitura do texto, bem como seu rankeamento no Google. 

Em resumo, como muitos profissionais não têm tempo para se dedicar à produção de conteúdo e nem sempre dominam as técnicas de escrita, terceirizar esse trabalho é a melhor opção para tirar suas ideias do papel e não travar com bloqueios criativos ou inseguranças na hora de criar suas comunicações. 

Se você precisa de alguém que ajude na divulgação de sua marca, transformando suas ideias em conteúdos ricos que te ajudarão a alcançar o público certo na hora certa, entre em contato para conhecer os nossos serviços. Agora, se você está lendo esse artigo porque é escritor e tem interesse em escrever nessa modalidade, confere as dicas que os feras da Rock Content têm sobre a profissão.


0 comentários

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.