Sabe quando está tudo uma bagunça e você apenas joga as coisas no armário para tirar da vista? Dá uma sensação boa ver tudo arrumadinho de novo, não dá? É uma pena que essa sensação de alívio seja apenas momentânea, porque a bagunça continua lá – e sinto te dizer, mas ela só tende a aumentar. Por isso, é preciso organizar o ambiente à sua volta.

Segundo a Personal Organizer Tatiana Bozzano, a falta de organização custa dinheiro, tempo e energia. São essas três coisas valiosas que você desperdiça quando fica imerso em bagunça.

Por isso, no artigo de hoje, vamos falar sobre a importância de organizar o ambiente à sua volta e como a organização do ambiente externo pode te ajudar a organizar o interno — isso mesmo, o que está aí dentro de você. E então, vamos nessa?

“Não repara na bagunça!”

Existe um mito de que cada um se entende com a sua bagunça. Eu discordo! E vou te mostrar o porquê.

Por mais que você ache que sabe “se virar” no meio das suas coisas, o fato é que a falta de organização nos faz perder muito tempo no dia a dia, e pode ser um fator que gera estresse e ansiedade. Quando você precisa de algo e não encontra, pode ter um prejuízo irreparável.

Sem contar que não é muito prático que apenas você saiba onde está cada coisa. Ao invés de centralizar as informações, o ideal é que você crie um sistema prático e funcional para que todos os envolvidos possam colaborar.

Vou dar um exemplo: na sua casa, o ideal é que todos saibam onde guardar cada item da cozinha ou do banheiro, os espaços comuns da casa. Se apenas você sabe onde guardar os pratos, copos ou mesmo a maleta de primeiros socorros, toda sua família fica sem autonomia e você tem uma sobrecarga de trabalho enorme, pois precisa fazer tudo. Já pensou se acontece uma emergência? Ah, e o mesmo se aplica ao trabalho e a todas as áreas da sua vida!

Por que Organizar?

Organizar é, em essência, pensar. O que estamos fazendo é encontrar uma lógica que funcione para cada pessoa e ambiente. Quem se dispõe a organizar está em busca de soluções práticas e definitivas, que possam ser replicadas com facilidade. Assim, podemos dizer que organizar é ser capaz de reconhecer um problema e de solucioná-lo.

Uma vida mais organizada traz benefícios tangíveis para sua produtividade e garantem mais saúde e bem-estar.

A partir do momento que você cria categorias e define lugares específicos para as coisas, deixa de usar parte da sua rotina para lidar com coisas fora do lugar. Uma vez que essa forma de pensar vai se instalando e vira um hábito, é fácil levá-la para sua agenda, mesa, guarda-roupa e qualquer outro lugar.

A organização é um evento único e, justamente por isso, requer um investimento de tempo. Fique tranquilo, porque eu garanto que você será recompensado com agilidade, produtividade, menos estresse e não perderá mais tempo com retrabalho.

6 motivos para organizar o ambiente à sua volta

Agora que você decidiu dar essa virada na sua vida e deseja parar de perder tempo e ganhar produtividade, minha dica é que você comece pequeno. Um móvel por vez, um ambiente por vez. Comece por um lugar em que você passa bastante tempo e que precisa de ordem.

Listamos aqui alguns dos inúmeros motivos que você tem para organizar o ambiente à sua volta e provocar uma verdadeira revolução na sua vida. Veja só!

  1. Encontrar o que precisa de forma rápida: ao categorizar os itens, você economiza tempo da rotina, otimizando a forma como agrupa e armazena os itens, tornando mais fácil encontrá-los e guardá-los novamente após o uso;
  2. Melhor utilização do espaço: a organização facilita a limpeza e higienização do ambiente, além de conseguir usar melhor seu espaço, agrupando itens semelhantes e aproveitando da melhor forma possível o tamanho de cada compartimento ou ambiente;
  3. Economia: ao manter tudo em seu devido lugar, você evita gastos desnecessários comprando um item de novo ou mesmo evitando multas e penalidades que levaria caso não encontrasse algum documento. Possibilita também que você encontre gargalos em suas finanças e tenha total controle do seu fluxo de caixa;
  4. Praticidade e funcionalidade: quando o ambiente está organizado, você consegue gerenciar melhor seu tempo, ganhando maior fluidez na rotina e evitando retrabalho com arrumações constantes;
  5. Sensação de bem-estar: um ambiente limpo e organizado traz mais conforto, contribuindo com a saúde física e mental. Estar em um lugar visualmente agradável também eleva a nossa autoestima e bem-estar. Isso sem contar que a sensação de “dever cumprido” é uma ótima aliada na redução do estresse e da ansiedade;
  6. Produtividade e Gestão de Tempo: o resultado de uma boa organização é certeiro. Com o ambiente organizado, as coisas caminham com mais tranquilidade e você tem um aumento significativo na produtividade. Com mais foco e menos mudanças de contexto, você consegue aumentar sua concentração e eficiência.

Transformando a organização em hábito, cada pequena tarefa conta para mudar sua vida e o ambiente à sua volta. A forma de pensar que a organização nos proporciona é contagiante, e logo tudo à sua volta fluirá melhor.

Se você der uma chance para a organização, será recompensado com mais eficiência e produtividade. E, em breve, verá a diferença que um espaço organizado pode fazer em sua rotina.

Se você está se sentindo um pouco perdido e precisa de uma forcinha para começar a colocar a mão na massa, confira o e-Book que nós desenvolvemos para te ajudar a usar a organização a favor da sua produtividade. Com o nosso Guia Completo da Gestão de Documentos e Arquivos, você nunca mais perderá tempo procurando um documento. Esse pode ser um bom início à revolução da organização em sua vida!

Se tiver alguma dúvida sobre o tema ou se esse e-Book é mesmo ideal para você, não deixe de entrar em contato com a gente.


0 comentários

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.