A pandemia de coronavírus que estamos enfrentando desde 2020 afetou, e continua a afetar, quase todos os nossos hábitos — desde os cuidados com a saúde até comportamentos de consumo. Impulsionada principalmente pela digitalização das empresas, o consumo digital através de e-commerces é uma tendência que segue em alta. Baseado nesse cenário, é importante conhecer algumas perspectivas do mercado digital para entender o panorama atual e saber como melhor posicionar o seu negócio. 

Quanto mais você conhecer o mercado em que está atuando e como o seu público se comporta, mais chances tem de se tornar mais relevante no seu meio, atrair mais clientes e se destacar.

Nesse artigo, vamos nos aprofundar em alguns insights de uma pesquisa realizada por gigantes desse mercado: a mLabs, em parceria com a Social Media Week.

O relatório Perspectivas do Mercado Digital para 2021

A pesquisa foi realizada com 2.392 respondentes, entre agências de conteúdo, empresas, produtores de conteúdo, estudantes e professores da área. É importante destacar que os dados foram coletados em novembro de 2020; algumas das tendências apontadas já se concretizaram, e outras estão em pleno desenvolvimento.

Para conferir a pesquisa em primeira mão, acesse: https://tinyurl.com/yznn7jw8

Talvez um dos dados mais relevantes do relatório seja quais canais receberam o maior investimento de Marketing Digital em 2021. Esse ranking indica canais com um ROI significativo e que trazem estabilidade para empresas que estão buscando um posicionamento digital. A sigla ROI significa retorno sobre o investimento, que é um cálculo usado para saber o quanto de retorno financeiro ou em resultados a empresa teve com uma determinada ação. Os 3 principais canais são:

  1. Instagram (96%)
  2. WhatsApp (88%)
  3. Facebook (83%)

Para ter uma base de comparação, em 2020, os canais que mais receberam investimento foram o LinkedIn, Instagram e YouTube. Essa mudança indica uma comunicação ainda mais direta entre as empresas e os consumidores, se pautando principalmente por ferramentas de chat e a construção de comunidades ao redor da marca.

Novas tendências para o futuro pós-pandemia

Já com relação a novas apostas de canais focando na aquisição e conversão de clientes, o pódio indica quais são as principais tendências do mercado que continuam a crescer. Esse tópico foi analisado com base em quais serão os próximos investimentos das agências e empresas de Marketing Digital.

Nessa categoria, os grandes vencedores são: 

  1. Spotify / TikTok (ambos com 28%)
  2. Telegram (22%) 
  3. Comunidades (21%)

O empate do Spotify e TikTok em primeiro lugar é um dado, no mínimo, interessante. Mostra que as empresas estão indo buscar públicos de diferentes gerações, cada qual no seu cantinho favorito da internet. Enquanto o público de podcasts tem uma idade média de 30 anos, o TikTok é o aplicativo mais usado pela Geração Z, com 42% dos usuários entre 18 e 24 anos

Outro ponto interessante é o aumento do investimento no Telegram e em comunidades. O chamado Marketing de Comunidade é uma tendência apontada desde 2019 pela Squid, e que vem se fortalecendo nos últimos anos. Afinal, fazer com que seus clientes se sintam parte de um grupo exclusivo e ter um canal de comunicação direta com elas traz muitas vantagens para o seu negócio. 

Principais estratégias e tecnologias no Marketing Digital

Para terminar com chave de ouro, vamos analisar agora alguns dos principais tipos de estratégias e tecnologias usadas no mercado de Marketing Digital. Isso nos mostra como as empresas do meio estão atingindo seus clientes, onde estão tendo os maiores resultados e quais tendências podemos identificar.

Em 2021, as 3 principais estratégias usadas foram:

  1. Social Ads (85%)
  2. Links patrocinados e SEO (81%)
  3. Branded Content (67%)

Tem uma diferença bem marcada para as principais estratégias usadas em 2021 comparadas com o ano anterior, onde o vencedor disparado era o SEO. Uma hipótese para isso pode ser o foco cada vez maior no usuário, comunicando a marca para além dos produtos e sim como uma experiência para o seu cliente.

Um outro ponto de destaque é a popularidade crescente dos influenciadores. Na pesquisa, 33% das empresas indicaram que vão intensificar as ações com influencers ou começar a realizar esse tipo de prática. 

Dá para perceber uma tendência clara das empresas para criarem uma conexão genuína com o seu público.

Já com relação às tecnologias mais utilizadas, a pesquisa apontou que os 3 principais investimentos focados em soluções tecnológicas estão sendo:

  1. Monitoramento de redes sociais (86%)
  2. Automação de marketing (77%) 
  3. SAC Social/Social CRM (71%)

Esse talvez tenha sido o aspecto que mais mudou de foco nas empresas de 2020 para 2021. No ano passado, IA e apps mobile faziam parte do Top 3, mostrando uma forte tendência tecnológica que ainda se manteve presente, mas foi adaptada ao relacionamento com o consumidor.

O foco no monitoramento das redes sociais e gestão de relacionamento com o cliente mostra que as empresas estão prezando cada vez mais por uma jornada única e experiência diferenciada dos usuários dentro dos seus serviços e canais. Sem dúvidas, essas tendências mostram cada vez mais que humanizar sua marca é essencial para se manter relevante no mercado.

Se quiser se aprofundar nesse assunto, nós discutimos como o processo de transformação digital pode te ajudar a potencializar seus resultados.

Qual é o melhor canal ou investimento para a minha marca?

O relatório nos mostra algumas tendências do mercado e abre o panorama para que possamos explorar nossas possibilidades. Porém, os dados que nós trouxemos nesse artigo são só uma parte do quebra-cabeça. 

Para saber qual a melhor estratégia para o seu negócio, você precisa mesclar as informações e tendências do mercado com o conhecimento dos seus clientes e do seu produto. Só assim você vai conseguir definir um posicionamento estratégico adequado ao seu momento profissional e objetivos de crescimento a curto, médio e longo prazo.

E aí, já te convencemos a produzir conteúdos para pessoas e não para robôs? 😉


0 comentários

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.