O podcast é um dos formatos de conteúdo que mais cresce na atualidade. No Brasil, dos quase 100 milhões de pessoas que consomem alguma forma de áudio digital, 28 milhões já declaram ouvir podcasts.. Esse dado mostra aos produtores de conteúdo que esta é uma modalidade que veio para ficar de vez no mercado. 

O grande diferencial do podcast para um programa tradicional de rádio, por exemplo, é que ele é feito sob demanda. Ou seja, pode ser escutado em diferentes plataformas e no momento em que o ouvinte quiser. Assim, não há a necessidade de acompanhar a programação ao vivo. 

Esse foi o principal motivo para o conteúdo em áudio ganhar tanto destaque, pois ele permite que as pessoas escutem os programas otimizando o tempo de sua rotina. Isso significa que enquanto alguém está no trânsito ou na academia, pode consumir conteúdos de informação, educação e entretenimento.

Para empresas que investem no Marketing de Conteúdo como estratégia de Marketing Digital, essa modalidade pode ser muito benéfica. O mais importante é que o formato faça sentido dentro de sua estratégia de comunicação. Apenas surfar na onda dessa moda não será eficaz se seu público não estiver presente nas plataformas de streaming ou não consumir esse formato de conteúdo. 

Como produzir um Podcast?

Se você estudar seu público e concluir que este é um formato atrativo para quem te segue, precisará se organizar para produzir conteúdo de qualidade que entregue valor aos seus ouvintes. 

Tudo começa pela definição do tema ou escopo do programa; afinal, é preciso ter clareza de seus objetivos e construir algo que faça sentido com a sua marca e posicionamento atual. Para isso, é importante saber responder essas três perguntas: 

  1. O que quero comunicar?
  2. Com quem desejo falar? 
  3. De que forma desejo transmitir minha mensagem?

Em seguida, escolha o apresentador, convidados e trace como vai ser a identidade do programa. Depois disso, prepare o equipamento para gravação e edição, além de escolher as plataformas onde o resultado final será compartilhado e divulgado. 

A seguir, preparamos um passo a passo que irá te ajudar a tirar essa ideia do papel para que seu projeto aconteça. Vamos nessa!

1. Planejamento

  • Tema: ao estabelecer seus objetivos, com certeza você já definiu qual será o tema do seu podcast. Isso será importante para estruturar todas as etapas do planejamento.
  • Público: conhecer seu público é fundamental para saber como chegar até ele —  ou seja, que tipo de tom e linguagem usar, vocabulário, além de definir horários e frequência. 
  • Conteúdo: uma vez que você já definiu seu tema e conhece o que interessa o  seu público, defina pautas de conteúdo para explorar a cada episódio. Com base nisso, você vai fazer a curadoria de informações e definir quem serão seus convidados, ou até optar por um programa solo.
  • Formato: existem diferentes formatos para gravar um podcast: pode ser uma entrevista, uma roda de conversa, uma explicação educativa ou informativa, ou mesmo um projeto individual. Escolha aquele que melhor atende às necessidades de seu público e combina com o conteúdo que você planeja passar. 
  • Convidados: se você for fazer entrevistas, pense nas pessoas que gostaria de convidar e monte uma agenda para se adequar à disponibilidade de cada um. Trazer outras pessoas para tornar seu programa mais dinâmico e aumentar sua audiência podeser uma estratégia muito interessante, uma vez que o convidado divulgará sua participação e pode trazer com ele seu próprio público. 
  • Identidade: pense na identidade visual da divulgação, nome, capa, vocabulário, enfim, tudo que impactará sua audiência, garantindo autenticidade para o seu programa e sua comunicação. 
  • Roteiro: assim que toda a estrutura estiver definida, chegou o momento de elaborar um roteiro bem estruturado. Coloque na ponta do lápis todos os detalhes necessários: organize o programa em blocos, defina os tópicos principais, anote ideias e insights, planeje as perguntas que deseja fazer à outra pessoa durante a entrevista ou conversa e deixe espaço para o imprevisto, assim tudo fluirá com mais naturalidade. 
  • Frequência: defina a duração de cada episódio e a frequência do seu programa. Isso ajuda a engajar e manter a audiência conectada ao seu conteúdo. Seja consistente em suas publicações, de preferência estabelecendo dias e horários para publicar os episódios. Assim, seu público já saberá quando esperar pelo seu conteúdo. Mas cuidado para não se sobrecarregar: pense nas suas outras atribuições e distribua seu tempo e esforço conforme faça sentido para seus objetivos.
  • Encerramento: sempre planeje o final do seu episódiocom uma CTA, a famosa chamada para ação, direcionando os ouvintes para uma ação desejada, como acessar um link ou fazer um comentário nas redes sociais, por exemplo; faça também um agradecimento e uma despedida. 

2. Gravação

  • Para fazer a gravação, escolha um ambiente tranquilo, silencioso, sem interrupções, confortável e com uma boa acústica. Além de evitar distrações entre os participantes, isso facilitará muito a edição e contribuirá com a qualidade do resultado final. 
  • O áudio é o principal fator do podcast, por isso a escolha do microfone é tão importante. Isso não quer dizer que você precisa começar com um microfone caro para fazer uma boa gravação; o segredo é escolher o equipamentocerto para suas necessidades, em termos de local de gravação e quantidade de pessoas na sala. 
  • Você pode incrementar seu podcast com uma trilha sonora que conferirá autenticidade ao programa, como na abertura ou encerramento. Apenas certifique-se de não ferir nenhum direito autoral. 
  • Por fim, escolha um software especializado para fazer a sua gravação. Procure priorizar aqueles que te ajudarão na próxima etapa: a edição. 

3. Editando

  • Por segurança, antes de começar a fazer qualquer edição, garanta que você salvou uma cópia do arquivo original em um local seguro.
  • A parte mecânica da edição vai depender muito do software que você escolher para fazer essa tarefa. Se você usar o Audacity,  um software gratuito muito popular para editar podcasts, a primeira etapa é começar a ajustar a qualidade do áudio, ou seja, nivelar o volume das vozes, caso duas ou mais pessoas façam parte do programa, e editar partes desnecessárias ou inserir músicas ao longo do áudio. 
  • Assim que concluir a edição, você precisa exportar o projeto final para um arquivo de áudio em “.mp3”. A maioria dos programas vai fazer essa exportação para você.
  • Essa etapa pode ser a mais desafiadora, por exigir o uso de softwares especializados, além de conhecimentos mais técnicos da área de edição audiovisual. Você pode optar por terceirizar essa etapa da sua produção para obter um melhor resultado. 

4. Publique seu Podcast

  • A publicação de um podcast pode ser feita tanto em agregadores quanto em plataformas streaming. Para publicar em um agregador, você deve escolher um aplicativo para hospedar e ter um feed RSS para ser lido por esses aplicativos.
  • Já em uma plataforma streaming como o Spotify, por exemplo, você precisa hospedar o seu podcast em um aplicativo, além de enviar o feed RSS. Assim, sobe o arquivo já hospedado e, desde que tudo esteja conforme as regras, ele estará público em um prazo de 2 a 5 dias. 
  • Depois de publicado, é fundamental que você elabore uma estratégia de divulgação em seus canais e redes sociais, convidando seu público para conhecer e consumir o seu conteúdo. 

Agora que você já conhece o passo a passo, chegou a hora de colocar a mão na massa! Não se apresse e dedique tempo ao planejamento, pois isso fará toda a diferença no resultado final. Lembre-se que em cada um das etapas você pode solicitar a ajuda de profissionais com conhecimento técnico no assunto e se focar em sua expertise. Assim, você traz o melhor conteúdo para o público e acerta na comunicação, passando a mensagem da maneira certa e engajando cada vez mais pessoas com sua marca ou negócio. 

Aqui na LAB, nós trabalhamos com planejamento estratégico e também com produção de roteiros para que seus episódios fiquem estruturados, passem a informação da melhor forma ao público certo e consigam reter a atenção de quem estiver ouvindo. Entre em contato conosco para conhecer mais sobre os nossos serviços


2 comentários

Podcast: saiba tudo sobre o conteúdo em áudio | Lab Conteúdos · 1 de Dezembro, 2021 às 17:18

[…] em um formato adequado de passar seu conteúdo para o público. Depois disso, o segundo passo é elaborar um planejamento para construir suas pautas, gravar e disponibilizar seu […]

Infoprodutos: o que são e como ganhar dinheiro vendendo na internet · 4 de Maio, 2022 às 13:40

[…] um podcast é um conteúdo em formato de áudio. Funciona como um programa de rádio gravado, então o […]

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.