Sem dúvidas, a pandemia impactou de maneira profunda quase todos os aspectos do nosso dia a dia, incluindo a maneira como nós estudamos e consumimos conteúdo voltado para o aprimoramento profissional. Embora o EaD, ou Ensino à Distância, fosse uma modalidade reconhecida no mercado de ensino e cursos, foi graças ao lockdown imposto pela pandemia que a sua popularidade explodiu.

Para se ter uma ideia desse fenômeno, dados do Censo de Educação Superior mostram que em 2020, os cursos de graduação à distância no Brasil receberam mais alunos novos do que aqueles na modalidade presencial. Um outro fator interessante é que isso aconteceu tanto na rede pública quanto na privada, mostrando que esse movimento está acontecendo em todo o mercado de Educação.

Por isso, se você ainda não está por dentro dessa tendência e gostaria de saber mais sobre como a modalidade EaD pode alavancar o seu negócio, confira a leitura até o final.

Afinal, o que é o Ensino à Distância (EaD)?

Como o próprio nome diz, o EaD nada mais é do que uma modalidade de educação onde alunos e professores se conectam através da internet para conduzir as aulas de um curso, independentemente da localização geográfica. Isso quer dizer que os alunos podem acompanhar o conteúdo estando em qualquer cidade, ou até mesmo fora do país!

Embora essa não seja uma modalidade nova de ensino, nos últimos anos ela se tornou ainda mais buscada por conta das medidas tomadas contra a pandemia da covid-19, em particular o lockdown. Afinal, mesmo que as pessoas não podiam circular nas ruas durante esse período, ainda era necessário manter as atividades de ensino nas faculdades e universidades.

Portanto, da mesma maneira que o home office se popularizou como uma opção para os profissionais continuarem a executar suas atividades no trabalho, o ensino à distância se tornou a opção mais prática para alunos e professores continuarem suas atividades sem se expor a riscos. A experiência deu certo e logo se espalhou em todos os níveis de educação, desde o ensino básico até a pós-graduação.

Se você tem filhos ou teve proximidade com a rotina de pais e mães durante a pandemia, provavelmente ouviu falar de alguma forma das famosas aulas em casa. E os dados comprovam: de 2019 para 2020, justamente o período mais afetado pelo início da pandemia, o número de alunos matriculados na modalidade à distância cresceu 26,2%.

Mas muito além de uma tendência isolada à área de Educação, a popularidade do EaD também afetou empreendedores e criadores de conteúdo. Isso porque a flexibilidade de horários trazida pelo home office e a comodidade do EaD fizeram muitos profissionais procurarem cursos de aprimoramento para enfrentar os novos desafios do trabalho remoto.

Um novo mercado para o novo normal

Mais do que uma oportunidade para desenvolverem suas habilidades, muitos profissionais passaram a buscar os cursos à distância por serem mais baratos que a modalidade presencial. Além disso, a praticidade e flexibilidade de poder acompanhar o conteúdo a qualquer hora e a autonomia na aprendizagem são alguns dos fatores que fazem com que muitas pessoas prefiram ativamente o EaD para conseguirem estudar conforme suas próprias preferências.

Por conta disso, plataformas que oferecem cursos profissionais – como o Udemy ou o Hotmart, por exemplo – tiveram um aumento de 95% nas inscrições em seus cursos.

Mas as novidades não param por aí. Com essa explosão em popularidade, muitos empreendedores e profissionais que tinham algo a compartilhar também começaram a disponibilizar seus cursos no meio digital. E os resultados falam por si só.

Um caso emblemático é o da Bruna Rebello, confeiteira que faturou mais de 1 milhão de reais na venda do seu curso de confecção de bolos durante a pandemia. Assim como ela, vários outros profissionais enxergaram essa como sendo a oportunidade perfeita para compartilharem seus conhecimentos por meio de cursos e outros materiais.

Por isso, se você costuma ser a pessoa de referência para dúvidas dos seus colegas no trabalho, acertar a mão em uma receita ou se tiver dicas incríveis sobre um tema que é apaixonado, agora pode ser o momento certo para investir em um curso próprio para chamar de seu.

O momento que você estava esperando para compartilhar seus conhecimentos

Nesse artigo, você conheceu um pouco sobre o ensino à distância e como esse mercado está mais aquecido do que nunca. Nós te mostramos também os resultados excepcionais que você pode ter aliando o seu conhecimento único a uma estratégia já conhecida e testada, com poucos riscos e vários ganhos.

Com certeza, não é um caminho nada fácil. Você precisa pensar a didática do seu curso, e isso inclui os assuntos que vai abordar, a ordem dos conteúdos, os materiais complementares que vai disponibilizar. Além disso tudo, tem também a questão operacional de gravação do material, fazer uma edição incrível e disponibilizá-lo nas principais plataformas de ensino.

Mas no final de tudo isso, você vai ter um produto digital para chamar de seu e alunos que vão se inspirar na sua trajetória. Claro, isso sem falar em uma fonte de renda que trabalha 24 horas por dia, gerando lucros enquanto você se concentra em desenvolver sua marca a conquistar uma fatia cada vez maior do mercado.

Aqui na Lab, somos especialistas em tirar as suas palavras do papel. Nosso trabalho é transformar a sua ideia e o seu conhecimento em um produto que seja simples, objetivo e fácil de entender, porque não tem nada melhor do que isso para se conectar com o público.

Conte com a gente para dar os seus próximos passos!


0 comentários

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.