Marketing Humanizado, como o próprio nome sugere, é o marketing que se preocupa em humanizar seus processos para estabelecer conexões com seu público. 

Segundo nossa especialista, Carol Abilio, “colocando as pessoas como o centro de toda e qualquer ação, a ideia é criar uma estratégia para se aproximar e fidelizar clientes.” 

Diferente de uma abordagem tradicional, focada em vendas, o principal objetivo do marketing humanizado é engajar o público. E essa é uma tendência que veio para ficar! 

Tirando o foco do produto, cada vez mais as empresas entendem que a melhor forma de converter é proporcionando uma boa experiência durante todo o processo de compra. Isso significa que é preciso criar e fortalecer um relacionamento com o consumidor durante todas as etapas do funil de vendas, inclusive o pós-venda. 

Os três pilares do marketing humanizado são: emoção, empatia e ética. Afinal, toda a comunicação entre uma empresa e seus clientes e potenciais clientes deve ser feita de forma personalizada e empática. 

Para pra pensar: quanto mais uma pessoa se sente ouvida pela empresa e tem suas necessidades atendidas, mais satisfeita ficará, aumentando seu engajamento e fidelidade com a marca: é isso que o Marketing Humanizado busca! E é sobre essa e outras vantagens que falaremos a seguir.

O diferencial do Marketing Humanizado

Existem diversos exemplos no dia a dia que nos mostram como é possível humanizar as marcas e oferecer uma experiência personalizada para os clientes. Algumas delas são feitas de maneira intencional e outras não, mas o fato é que geram um impacto, pois encantam as pessoas! 

Sabe quando você compra um produto e ele vem super bem embalado, com algum mimo, como um marca-páginas ou uma balinha e, pra completar, no fundo caixa você encontra uma cartinha escrita à mão, com o seu nome, agradecendo pela compra e oferecendo um cupom para o seu próximo pedido?

Essa é uma estratégia bem simples, mas que transforma toda a experiência de compra do cliente, aumentando sua satisfação, a probabilidade de uma nova compra e, de quebra, as chances de receber uma indicação. 

No dia a dia do nosso trabalho, corremos o risco de esquecer que cada cliente é uma pessoa, com desejos e emoções, e não apenas mais um número. Por isso, infelizmente, ainda é bastante comum encontrarmos processos automáticos, com roteiro pré-estabelecido e sem uma interação humana de verdade. Como as empresas que usam sempre as mesmas frases repetidas e um tom genérico de formalidade, ou então aquelas que possuem chatbots para atender e tornam quase impossível chegar a um atendente humano – a menos que você fique realmente bravo. 

Segundo uma pesquisa realizada pelo site Retail Dive, 70% dos consumidores preferem uma interação humana ao invés de conversarem com robôs. E dentro desse número, 48% afirmam que sua preferência se dá porque o atendimento feito por robôs não consegue de fato entender suas necessidades e propor uma solução satisfatória. 

Isso não significa que o uso de inteligências artificiais não possa ser utilizado. Mas ele deve ser usado até certo ponto – para triagens e um atendimento inicial, por exemplo. É por isso que a interação humana, feita com respeito e empatia, ainda é a melhor forma de acolher e atender um cliente. 

Por que sua empresa deve investir em Marketing Humanizado?

Promover sua marca e aumentar suas vendas é uma coisa, mas fortalecer o relacionamento com seus clientes é outra coisa. Ambas são estratégias valiosas e complementares. 

Em um cenário cada vez mais competitivo, para se destacar não adianta apenas oferecer um bom produto ou serviço; o preço também não é o único fator determinante para uma compra. Cada vez mais, os clientes buscam empresas que demonstrem uma preocupação genuína com suas necessidades. Por isso, oferecer uma experiência positiva e exceder as expectativas é o diferencial para fechar cada vez mais negócios. 

A seguir, você confere as principais vantagens que o Marketing Humanizado tem a oferecer: 

  • Fortalecimento da marca: quanto mais pessoas se conectarem com sua marca, maior será a confiança depositada nela – isso aumenta o engajamento e cria uma comunidade de pessoas interessadas no seu negócio; 
  • Segmentação: diferente de formatos tradicionais, o Marketing Humanizado trabalha com campanhas segmentadas. Por meio de análises de dados, é possível descobrir o que as pessoas querem, quando e como buscam por isso. Dessa forma, é possível fazer abordagens direcionadas considerando os diferentes desejos e perfis;
  • Geração de valor: 86% dos consumidores estão dispostos a pegar mais por um produto ou serviço para ter uma boa experiência geral com a empresa. Isso mostra que para ser escolhido, não basta ter um preço atrativo, é preciso investir em relacionamentos;
  • Aumento das vendas: a estratégia de Marketing Humanizado nos ajuda a entender melhor o comportamento de consumo do nosso público, o que torna as campanhas mais assertivas. Além disso, empresas que escutam e conversam com seu público ficam na cabeça dessas pessoas e são lembradas no momento da compra;
  • Diminuição do custo de aquisição de clientes: quando os clientes têm uma experiência positiva com a sua empresa, tendem a recomendar seus produtos ou serviços para outras pessoas. Isso os torna mais engajados e aumenta as chances deles se tornarem clientes fiéis e promotores da marca, transformando-os em verdadeiros brand lovers ❤️‍.

Conteúdo humanizado

Já que estamos falando tanto sobre estratégias humanizadas, você deve estar se perguntando como colocar isso em prática, não é mesmo? 

Um conteúdo humanizado é aquele que consegue ir além de informar, ele compreende a realidade das pessoas e se conecta com os seus interesses, necessidades e emoções. Estamos falando aqui de conteúdos que esclarecem dúvidas, trazem exemplos e estabelecem pontes com as reais necessidades das pessoas, com o objetivo de criar uma relação de confiança com o seu público.

   Uma estratégia de Marketing de conteúdo humanizada leva em conta os três pilares que falamos anteriormente: 

  • Empatia: se colocar no lugar do consumidor, buscar a melhor solução para resolver as suas dores e realmente entender os seus comportamentos; 
  • Ética: para tratar a todos com educação, responsabilidade e respeito;
  • Emoção: ir além de respostas prontas e roteiros, entendendo as emoções das pessoas e respeitando-as. Assim, fazendo o possível para oferecer uma experiência que seja satisfatória para todos os envolvidos.  

Unindo esses pontos, é possível criar uma estratégia forte, que tem o poder de criar conexões e fortalecer o relacionamento da marca com o seu público.

Uma forma bem simples de resumir o que é conteúdo humanizado é a seguinte: sempre tenha em mente que do outro lado da tela existe um ser humano que está lendo, assistindo e interagindo com o seu conteúdo

Conteúdo humanizado é isso: feito por pessoas, para pessoas!

7 dicas para fazer Marketing Humanizado

Não existe receita de bolo; Marketing Humanizado é muito mais sobre uma mudança na forma de pensar do que uma estratégia propriamente dita. É algo que deve ser vivido no dia a dia da empresa, sendo o pano de fundo de todas as ações. 

Mas existem algumas formas práticas e bem fáceis para começar a aplicar no dia a dia da sua empresa, por exemplo: 

  1. Crie personas: conheça seu público

A persona é uma representação do seu cliente ideal, aquele com quem você quer conversar e estreitar o relacionamento. Ela deve ser criada com base em dados reais sobre os seus clientes.

Conhecer o perfil desse cliente ideal, suas dores, necessidades e a forma como ela se comunica é essencial para criar um conteúdo mais empático e humanizado, ideal para se conectar com as pessoas certas. 

  1. Storytelling: conte histórias

Uma das melhores maneiras de transmitir uma mensagem de forma humanizada é contando histórias, pois isso ajuda a criar identificação com as outras pessoas, desenvolvendo um laço afetivo. 

Comece contando a história da sua empresa, fale sobre os desafios, os sentimentos e quem são as pessoas por trás dela. Crie narrativas que gerem impacto, seja relembrando uma memória ou se identificando com a mensagem transmitida.

  1. Engaje: converse com o público

As mídias sociais mudaram completamente a maneira de se relacionar com seus clientes, facilitando o compartilhamento de conteúdo e a interação com o público em geral. As conversas passaram então a ser uma via de mão dupla; ou seja, você pode e deve interagir com seus clientes. Então, ao invés de apenas falar, aprenda a escutar. 

Fique  atento ao que as pessoas estão falando sobre sua marca e, se possível, responda aos comentários e sugestões para mostrar que existe alguém por trás da marca. De quebra, você pode tirar insights valiosos para aprimorar seus produtos e serviços, com base no interesse e necessidades que o público expressa. 

  1. Gere identificação: compartilhe os valores da sua empresa

Fazendo uso do Marketing Humanizado, as marcas passam a ter uma personalidade com características próprias, assim como qualquer pessoa. Além disso, quando uma marca expressa os valores que estão em seus pilares, ela se torna muito mais humana. 

Por exemplo, já reparou como a Netflix interage nas redes sociais e responde comentários de uma maneira engraçada? Ou o deboche e memes que faz com suas próprias séries? Esta é a personalidade da marca, e já é conhecida e esperada pelo público.

  1. Humanize: mostre os bastidores

Uma das melhores formas de humanizar uma marca é mostrar que ela é feita de pessoas. Então, mostre quem são as pessoas que estão por trás da sua marca; assim o público entende que, na verdade, é com elas que está se relacionando. 

Não fale apenas de negócios e definitivamente não fique apenas tentando vender seus produtos. Aproveite para mostrar também um pouco do que acontece nos bastidores da sua empresa. Com isso, você exercita novamente a empatia, a ética e a emoção.

  1. Se aproxime: crie uma comunidade com os seus consumidores

Quando a sua marca interage de forma mais próxima com o público, tem a grande oportunidade de conhecê-lo melhor, entendendo quais são suas dúvidas, angústias, necessidades e comportamentos. Assim, é possível escrever conteúdos melhor direcionados para a persona e, portanto, mais humanizados.

Adapte sua linguagem e comunicação para ficar ainda mais alinhada com o público. As expressões, os gestos, o tom de voz, o volume da fala – tudo isso comunica. E não se esqueça: os consumidores preferem interagir com marcas autênticas. 

  1. Personalize: construa relacionamentos

Personalize suas mensagens e se direcione à sua rede como pessoas, não como uma lista ou como números. Além de demonstrar respeito, essa atitude te aproxima ainda mais dos consumidores. 

Segmentar suas listas de e-mails e criar recomendações personalizadas também são ótimas maneiras de refinar ainda mais sua comunicação com o público. 

Precisa de uma mãozinha? 

Nós somos a LAB, uma agência feita por duas pessoas: somos duas mulheres, escritoras e empreendedoras. E a gente sabe muito bem como é difícil começar uma estratégia do zero, encontrando tempo na agenda para encaixar produção de conteúdo, publicação e divulgação – e ainda ter inspiração pra tudo isso! 

Muitos dos nossos clientes chegam cheios de ideias que estão apenas em suas cabeças… Seja por falta de tempo ou por insegurança, o fato é que pode ser difícil colocar as ideias no papel e fazer uma estratégia crescer e tomar forma. 

Por sorte, essa é a nossa especialidade 😉. 

Nós comunicamos as ideias de pessoas e empresas que buscam se conectar e encantar seu público.

Então, se você está se sentindo um pouco perdido e não sabe por onde começar, clique aqui para entrar em contato com a gente. A gente marca uma call para discutir o seu projeto e mostrar como a LAB pode te ajudar a colocar seus planos em prática. 


0 0 Votos
Article Rating
Subscribe
Notify of

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Conta pra gente o que achou desse conteúdox