O Google se tornou parte indispensável de nossas vidas: quando temos uma dúvida, é ao buscador que perguntamos. Mas, para o seu site ser encontrado, você precisa realizar uma série de otimizações no conteúdo das páginas e do blog – o famoso SEO.

No artigo de hoje, nós vamos te mostrar 12 dicas de SEO que vão aumentar a visibilidade do seu site no Google. Acompanhe! 

O que é SEO

Otimização para Mecanismos de Busca, ou SEO (do inglês Search Engine Optimization), diz respeito a um conjunto de estratégias e técnicas que profissionais de marketing e tecnologia utilizam para otimizar sites e blogs, de forma a melhorar seu posicionamento orgânico em buscadores como o Google.

Segundo pesquisa realizada pela Backlinko, o primeiro resultado da primeira página do Google atrai 27% dos usuários. O segundo colocado atrai 15%, e esse número vai diminuindo cada vez mais, progressivamente. Pra você ter uma ideia, segundo a pesquisa, menos de 1% dos usuários clicam em links da segunda página. 

Já que pouquíssimas pessoas passam da primeira página, é nela que o seu site precisa aparecer! 

Como nós sempre falamos para os nossos clientes, por melhor que seja a sua solução e a qualidade do seu serviço ou produto, uma de suas maiores preocupações na internet sempre é a de ser encontrado pelo público. Caso contrário, seus potenciais clientes sequer conhecerão sua marca. 

O objetivo do Google é oferecer a melhor experiência possível para seus usuários. Por isso, seu algoritmo combina uma série de fatores para definir o ranqueamento da página de resultados, listando os sites com a maior probabilidade de responder à pergunta feita na barra de pesquisa. 

É por isso que, para estar entre os primeiros resultados sem pagar anúncios, o seu site precisa não apenas oferecer o melhor conteúdo, como também proporcionar uma boa experiência de navegação aos usuários. 

SEO On page e SEO Off page

O Google usa mais de 200 fatores de ranqueamento para definir quais sites estarão melhor posicionados na primeira página de resultados. Nem todos os fatores são conhecidos, mas devemos nos atentar às melhores práticas conhecidas. 

Os fatores de ranqueamento se dividem em On Page e Off Page:

  1. SEO On Page, como o próprio nome revela, são aqueles que estão presentes na própria página. A otimização destes elementos visa oferecer uma melhor experiência ao usuário.
  2. SEO Off Page diz respeito a elementos externos à página que ajudam a mostrar ao Google se o seu site é uma boa referência. Otimizar estes fatores  ajuda a aumentar a autoridade do site da sua empresa. 

12 dicas de SEO para começar a aplicar hoje mesmo

A seguir, listamos os principais fatores de ranqueamento que você deve aplicar para aumentar a visibilidade do seu site. Confira!

1. Conteúdo de qualidade

Não adianta o seu site aparecer logo no topo se ele não entregar a resposta que o usuário procura, não é mesmo? 

A prioridade número um de qualquer estratégia de Marketing deve ser a qualidade do conteúdo. Para isso, sua marca precisa se aproximar do público e entender quais são suas dores, desejos e necessidades. 

Não esqueça que existe um leitor do outro lado da tela e é para ele que você escreve.

O conteúdo publicado em seu site deve ser relevante, informativo e de alta qualidade.

Neste artigo, a gente explica TUDO sobre Marketing de Conteúdo, então já abre em uma nova aba para ler a seguir 😉

2. Pesquisa de palavras-chave

Em primeiro lugar, antes de produzir suas peças de conteúdo, você precisa saber quais são as dúvidas e maiores dores do seu público. 

Escreva conteúdos usando como palavras-chave os termos que os usuários digitam no Google quando precisarem fazer uma pergunta. 

Existem diversas ferramentas online para pesquisa de palavras-chave, termos e perguntas relacionadas para descobrir quais são os termos mais populares e relevantes para o seu nicho.

Depois de reunir este material, sua empresa poderá escrever conteúdos certeiros, que respondem às dúvidas dos usuários e te posicionam como uma autoridade na área. 

3. Tempo de permanência no site

Quando você oferece um conteúdo de valor em seu site, o usuário tende a permanecer mais tempo na página ou navegando pelo blog

Assim, você mostra ao Google que o seu site oferece aquilo que o usuário deseja, beneficiando sua posição no ranqueamento.

4. Frequência de postagens

Não existe uma fórmula, mas, em geral, o que você precisa saber é que o volume de postagens também favorece sua posição no ranqueamento. A ideia é que quanto mais atualizado o seu site for e mais conteúdos você publicar, maiores as chances de ranquear.

Mas vamos combinar que de nada adianta postar um monte de conteúdos que não agregam valor. Por isso, foque sempre na qualidade e não na quantidade!

5. Escaneabilidade

A escaneabilidade é uma técnica que otimiza a experiência de leitura de um conteúdo. Isso incentiva o usuário a permanecer no seu texto e continuar navegando no seu site.

A ideia é que em uma olhada rápida, o usuário consiga decidir se o conteúdo é mesmo sobre o tema que ele procura e se vale a leitura na íntegra.

Ou seja, o principal objetivo da escaneabilidade é fazer com que as pessoas consigam ler mais facilmente o seu texto e entender a mensagem que você quer passar – neste artigo, nós te contamos tudo sobre esse assunto.

6. Crie títulos atrativos

O título é o primeiro contato do leitor com o seu texto. É por isso que criar um título atrativo, que desperte atenção e curiosidade, faz toda a diferença na decisão da leitura. 

Além disso, para garantir um bom posicionamento no Google, você deve incluir a palavra-chave do texto já no título, além de trabalhá-la em pontos estratégicos do texto – mas não abuse, para não comprometer a qualidade da escrita. 

Lembre-se que nós escrevemos para pessoas, e não para robôs! 😉

7. Meta-descrição

A meta-descrição é a descrição que aparece logo abaixo do título nos resultados da pesquisa. Ela resume o conteúdo da página e funciona como uma isca, já que leva o usuário a decidir se entrará no seu site.

Nesse espaço você pode contar, em poucas linhas, qual é o assunto do seu conteúdo. Assim, você mostra para o leitor o que ele pode encontrar no seu site e convida-o para a leitura. 

8. Título de SEO

O título de SEO, ou Title Tag, nada mais é do que o título que será exibido na página de resultados do Google. Ele deve incluir a palavra-chave, ser bastante atrativo e direto ao ponto, informando tanto ao algoritmo quanto aos usuários qual é o assunto da página

Então, tente ser o mais objetivo possível e não faça falsas promessas sobre o seu conteúdo. Afinal, isso só vai fazer com que o leitor saia da página sem encontrar o que buscou, impactando negativamente o seu site.

9. Heading tags

Heading tags são as marcações que identificam o título e os subtítulos ao longo do texto.

A tag H1 identifica o título do texto dentro da página. Em seguida, a tag H2 marca os subtítulos. As tags H3 por diante identificam outros subtítulos em ordem de hierarquia do texto, contribuindo para a escaneabilidade que falamos no tópico 5. 

10. Imagens e texto alternativo

Ao inserir uma imagem na página, defina seu texto alternativo. Este recurso ajuda o usuário a ler e entender a imagem caso ela não seja exibida na página ou não tenha carregado, por exemplo.

O texto alternativo, ou Alt text, deve ser uma descrição da imagem e, sempre que possível, conter a palavra-chave.

11. URLs amigáveis

Crie URLs claras e amigáveis. Além de serem fáceis de memorizar, são consideradas mais confiáveis para o usuário clicar no seu link já que mostram exatamente o conteúdo da página a ser acessada.

E sempre inclua a palavra-chave na URL, combinado? 

13. Link building

Link building é o nome da técnica que propõe a construção de uma rede de links que direcionam para as suas páginas – também conhecidos como backlinks.

Crie uma rede de links internos, ligando conteúdos do seu blog uns aos outros. Com isso, o usuário tende a permanecer mais tempo navegando em seu site, indo de uma página a outra. 

Assim, você demonstra sua expertise nos temas da área e o Google percebe que seu site entrega uma excelente experiência ao usuário. 

uma estratégia de links externos significa que outros sites direcionam links para você. A troca de links entre dois sites pode beneficiar o crescimento de ambos. 

Precisa de ajuda para montar sua estratégia de SEO? 

Como vimos com as dicas de SEO, para aumentar o tráfego orgânico do seu site, você precisa criar uma estratégia de Marketing de Conteúdo forte, que entregue valor para o público e desperte sua atenção para as soluções que sua marca oferece. 

Caso você esteja se sentindo perdido e precise de ajuda para colocar sua estratégia para rodar, conte com a nossa ajuda!

Aqui na LAB, trabalhamos com produção de conteúdo do início ao fim, desde a definição de público-alvo, persona, estruturação de pautas até a produção de conteúdos em diferentes formatos e para diversos canais.

Além disso, todos os nossos artigos vão com uma ficha técnica super otimizada para o plugin Yoast do WordPress. Assim, você não tem nenhum trabalho a mais e a gente garante toda a otimização de SEO On Page do seu conteúdo!

Clique aqui para entrar em contato com a gente. Vamos marcar uma call para discutir o seu projeto e mostrar como a LAB pode te ajudar a colocar seus planos em prática!


0 0 Votos
Article Rating
Subscribe
Notify of

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Conta pra gente o que achou desse conteúdox