Não é segredo que, quando falamos de vendas B2B, ou business to business, um dos melhores lugares para marcar presença é o LinkedIn. A plataforma é conhecida por ser uma rede social exclusivamente voltada para o mundo profissional, e hoje nós vamos nos aprofundar sobre algumas estratégias que você pode usar para ter uma presença forte no LinkedIn e alavancar suas vendas por lá. 

Topa embarcar nessa com a gente?

Um pouco sobre a história do LinkedIn

O LinkedIn é uma das redes sociais mais antigas e que está em campo até hoje. Foi fundado lá atrás, em 2003, e em 2016 foi vendido para a Microsoft por incríveis U$ 26 bilhões de dólares. A rede chegou aqui no Brasil em 2010, e desde então seu crescimento foi exponencial.

Em 2021, o LinkedIn bateu a marca de 51 milhões de usuários brasileiros na plataforma, e esse número só tende a crescer ainda mais. Para ter uma ideia da dimensão desse número, o estado de São Paulo inteiro, incluindo a capital, tem 46 milhões de habitantes. Ou seja, o LinkedIn concentra um número de perfis maior do que a capital paulista inteira. Já parou para pensar em quantos profissionais incríveis você pode encontrar por lá? 

Assim, o LinkedIn te permite ter a possibilidade de falar com um público na casa dos milhões e, o melhor, que já são leads qualificados procurando uma solução específica.

Uma das características que tornam o LinkedIn muito atraente é o fato de empresas e profissionais compartilharem o mesmo espaço. Isso faz com que a rede seja um dos principais lugares onde recrutadores buscam candidatos para vagas específicas e contratações por projeto. Na rede, o perfil do usuário funciona como uma espécie de currículo, porém muito mais dinâmico e acessível do que o tradicional CV. 

Como o ambiente é focado na busca de profissionais, o foco nas necessidades e possíveis soluções tornou o LinkedIn a rede que mais gera leads para empresas que vendem para outras empresas

Afinal, as pessoas até passam tempo nas outras redes sociais, como o Facebook e o Instagram, mas elas investem e confiam em marcas bem estabelecidas no LinkedIn. 

Estabelecendo sua presença no LinkedIn

Com certeza, se você não está explorando ao máximo a presença da sua marca nessa rede, está literalmente perdendo dinheiro a cada dia que passa. A boa notícia é que, como em toda rede social, o segredo para otimizar ao máximo essa ferramenta é ter uma boa estratégia de crescimento alinhada com a entrega de conteúdo qualificado que faça sentido para o seu público. 

Em primeiro lugar, é preciso definir o seu público-alvo e estabelecer uma linha editorial que engloba seus valores, sua essência e premissa que vai permear todos os seus conteúdos. Assim, você consegue ter clareza daquilo que você está comunicando e para quem, aumentando as chances de atrair pessoas qualificadas, alinhadas com o seu propósito e interessadas na sua solução. 

As estratégias que separamos abaixo valem tanto para aqueles que estão começando como para quem quer otimizar seus resultados na rede. Confira:

  1. Invista no seu perfil pessoal: pode parecer contraprodutivo investir na sua presença pessoal na rede se você quer que as pessoas prestem atenção na sua empresa, mas tem um motivo muito claro para isso. O LinkedIn entrega melhor os conteúdos de perfis pessoas do que de páginas de marcas. Isso quer dizer que, se você postar o mesmo conteúdo do seu perfil pessoal e da página do seu negócio, o post do seu perfil vai ser entregue para mais pessoas — gerando mais chance de conquistar um lead.
  1. Não venda seus produtos ou serviços, mas sim ofereça soluções: apesar de parecer tentador tratar o LinkedIn como se fosse uma grande feira onde todos oferecem os seus serviços, como em todas as redes sociais, é preciso antes criar consciência para a dor que você está sanando com a sua solução. Se quiser saber mais sobre estratégia de vendas, confira nosso artigo sobre o Funil de Vendas.
  1. Gere conexões com o seu público: mesmo sendo uma rede profissional, as pessoas ainda vão querer conhecer quem está por trás da sua marca. Compartilhe seus interesses, cenas dos “bastidores”, hobbies e as coisas que gosta de fazer no tempo livre. Tudo isso vai te ajudar a criar uma conexão mais forte com pessoas interessadas naquilo que você oferece e qualificá-las para comprar a sua solução.
  1. Faça uso de todos os recursos da rede: atualmente, além do post direto no feed de notícias, o LinkedIn permite a publicação de newsletters, a escrita de artigos longos, compartilhamento de conteúdos, fazer lives direto na plataforma e interagir em tempo real com seus seguidores, participar de grupos profissionais de mercados específicos, e acompanhar as métricas de crescimento de páginas e perfis. Enfim, a rede te dá todas as ferramentas para você mapear seu público-alvo, impactá-lo e manter uma relação a longo prazo com essas pessoas.

Você deve ter em mente que você e sua empresa passam uma determinada imagem — por isso é tão importante criar um posicionamento estratégico, cuidando dessa imagem que você transmite às pessoas com quem você se relaciona. Passar a mensagem certa, na hora certa e para o público certo, esse deve ser o foco de sua comunicação. 

Com essas dicas, você já deve estar pensando em alguns pontos de melhoria na sua presença digital no LinkedIn. Aqui na LAB, nós trabalhamos com posicionamento estratégico de marcas e negócios, assim como produção de conteúdo para as redes sociais, para fortalecer a autoridade em sua área e te transformar em uma verdadeira referências em seu nicho. Aproveite para conhecer mais sobre os nossos serviços e como nós podemos te ajudar a alavancar o seu negócio. 

LAB

2 comentários

O que é Marketing Pessoal e 11 estratégias para alcançar o público | LAB · 19 de Janeiro, 2022 às 11:28

[…] de sua área que podem ser uma boa oportunidade para expor e promover o seu trabalho. O Linkedin, por exemplo, é uma rede social focada em relacionamentos profissionais e pode ser uma excelente […]

Marca Pessoal: como trabalhar o seu Personal Branding | LAB Conteúdos · 6 de Abril, 2022 às 13:34

[…] Linkedin, por exemplo, é uma rede social focada em relacionamentos profissionais e pode ser uma excelente […]

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.